Offline
Cruz Alta realiza novo Dia D contra a pólio e multivacinação neste sábado
SAÚDE
Publicado em 23/09/2022

Está marcado para este sábado (24) o Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos e atualização do calendário vacinal para crianças, adolescentes e adultos.  A mobilização ocorrerá na ESF Centro, das 13h às 17h. Para ser vacinado, basta comparecer ao local levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Dotto, lembra que a vacina contra a Poliomielite é aplicada indiscriminadamente em crianças de 1 ano a menores de 5 anos, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

 Em relação a multivacinação o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme a situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Entre as vacinas oferecidas na Multivacinação: BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra a pneumonia meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B e ainda contra a febre amarela.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Na mesma oportunidade, Vanessa conta que serão ofertadas vacinas contra a Covid-19. Serão disponibilizadas primeiras doses para quem tem a partir de 03 anos de idade; segundas doses para quem tem a partir de 05 anos; terceiras doses (reforço) para pessoas a partir de 12 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose e quarta dose para imunossuprimidos (a partir de 18 anos), trabalhadores da saúde, pessoas com 40 anos ou mais, e para quem tem de 18 a 39 anos com comorbidades, observando o intervalo de 4 meses da dose de reforço.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação, cartão do SUS (se tiver) e para quem tem comorbidades, o comprovante da doença.

Com informações da Prefeitura Municipal

Comentários
Comentário enviado com sucesso!