Offline
SAE alerta população para prevenção e tratamento da sífilis em Cruz Alta
SAÚDE
Publicado em 17/09/2022

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado vem alertando a população sobre a importância da prevenção em relação as doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da sífilis, curável e facilmente detectável. Segundo a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet, as Estratégias de Saúde da Família e o SAE, disponibilizam, de forma gratuita, o teste rápido.

“No SAE, o teste é ofertado com demanda espontânea, nas terças e quintas-feiras. Já nas ESFs é necessário fazer o agendamento para o teste”.

Tratando-se de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a sífilis pode ser prevenida com o uso de preservativo durante todas as relações sexuais. Porém, a principal preocupação da Saúde é com relação às grávidas, que se infectadas e não tratadas de forma adequada, podem resultar em aborto espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e morte ao nascer. Por isso, é indispensável o acompanhamento das gestantes e seus parceiros sexuais durante o pré-natal.

O tratamento é simples e pode ser feito nas ESFs. Ele é realizado com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução do quadro.

Ângela destaca que, apesar de ser curável, ter sido infectado uma vez pela sífilis não promove a imunidade. Por isso, recomenda-se que os cuidados de prevenção para a doença continuem mesmo após o tratamento finalizado.  Ainda, a Coordenadora salienta que a sífilis pode ser uma doença assintomática, sendo possível não ter sintomas, mas continuar a transmissão.

Dentre os sintomas da doença estão feridas nos órgãos genitais (sífilis primária), manchas, pápulas e lesões em partes do corpo como palmas nas palmas das mãos e plantas dos pés, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas (sífilis secundária), disfunção de vários órgãos, lesões ulceradas na pele, complicações ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo até mesmo levar o paciente à óbito (sífilis terciária, fase mais grave da doença).

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.  Ele está localizado na Rua Pinheiro Machado, número 1437.Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com ESF mais próxima de sua residência.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Comentários
Comentário enviado com sucesso!