Durante abordagens de rotina do Comando Rodoviário Estadual na ERS 342 em Cruz Alta no sábado (03), por volta das 23h15, o motorista de um caminhão carregado foi abordado e disse que não era habilitado para conduzir veículos.
Realizada uma pesquisa no sistema, foi confirmada a informação. Em seguida, verificaram que no manifesto de carga do caminhão, constava estranhamente o conduzido como motorista habilitado. Diante disso entraram em contato com representante da empresa, o qual confirmou que o conduzido era motorista e que ele apresentou junto à Empresa uma Carteira de Habilitação, inclusive o funcionário da empresa enviou em PDF a CNH Digital do conduzido e foto da CNH(Carteira Nacional de Habilitação).
Nesse instante, o motorista foi indagado e mostrou em seu celular um aplicativo CNH Digital, e então revelou que havia “comprado a Carteira”.
Após, ele entregou uma cópia de sua CNH e um Exame Toxicológico, provavelmente falsos.
Segundo a ocorrência, o APP da Carteira Digital é falso, eis que o código QR CODE não possui autenticidade diante da aplicação do APP VIO.
Por fim, na revista da mochila do motorista foram encontrados cartuchos intactos de Cal.22, e uma CNH em nome de um terceiro.
Foi dada voz de prisão e o conduzido foi levado à UPA e posterior para a DPPA( delegacia de polícia civil de pronto atendimento).
Não foi informado pela autoridade policial a identidade do motorista preso e nem as placas do caminhão.
Com Informações da Polícia Civil de Cruz Alta