O danzpare - Festival Internacional de Folclore de Dança Patrimonial em Pares que, pela primeira vez será realizado no município de Cruz Alta acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, terá uma diversificada programação em escolas, CTGs, ruas da cidade, bem como na Casa de Cultura Justino Martins.
Segundo o Coordenador de Eventos da Secretaria de Cidadania, Cléber Lorenzoni, seguindo um cronograma, integrantes do Grupo Teatral Máschara e do Chaleira Preta, na sexta-feira, 09, guiarão circuitos nas escolas, com a presença dos casais participantes do Danzpare, levando tradutores de inglês e espanhol.
No período da manhã e tarde do dia 9, serão visitadas as seguintes instituições: EMEF Gabriel Annes da Silva, EMEF Toribio Verissimo, EMEF Carlos Gomes, Escola Cooperação, Ciep, EMEF Intendente V. Pinto, EMEF Francisco Puppo, Escola Estadual Belarmino Cortes, EMEF Alberto Pasqualini, Cras Um Lugar ao Sol e Escola Pacífico Dias da Fonseca.
No circuito de Cruz Alta, o Danzpare Brasil está sob a responsabilidade do Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta, com realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania.
Estão confirmados casais de 11 países, vindos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, e Peru.
O evento tem por objetivo fundamental difundir e resguardar a cultura tradicional dos povos, promover e conservar as tradições como parte integrante de suas identidades, através de formas de expressão como a dança e música.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta