Com inicio no dia 29 de agosto, ambos irão percorrer 1.700 km de Cruz Alta (RS) até Sorocaba (SP)
Dando início no século XVII, o tropeirismo ficou marcado nas raízes do Brasil, representou grande importância para o fortalecimento da economia e crescimento da vida em espaços rurais e pequenas cidades, principalmente no sul do País, devido à forma como as viagens eram realizadas em muares e equinos. É importante ressaltar o valor desses animais para o movimento tropeiro, afinal eram eles os responsáveis por transportar as cargas mais pesadas.
Os responsáveis pelo manejo dos animais e demais mercadorias, passaram a ser chamados de tropeiros, estes eram viajantes que transportavam rebanhos de gado e de outros produtos, como especiarias e temperos, com a finalidade de comercializá-los.
O tropeirismo segue até os dias atuais em todo o território nacional, mas o caminho das tropas oriundo na época do mercado de muares, hoje não é mais realizado. Esses animais trazem uma história que poucas pessoas conhecem, a história do desenvolvimento do Brasil.
O tropeiro significou muito para os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, pois no rastro dessas tropas muitas riquezas foram geradas, cidades fundadas, famílias gaúchas ligaram-se à famílias paulistas e laços de amizade foram formados.
O Projeto
Esses cinco amigos se reúnem em torno de uma paixão pelos muares e vai reproduzir a tropeada de Cruz Alta-RS à Sorocaba-SP, refazendo o caminho tradicional das tropas.
Cada um deles tem sua história mas o mesmo objetivo: homenagear os Tropeiros!
Essa aventura conta com uma estrutura completa: um caminhão motorhome com capacidade para 6 animais, um caminhão boiadeiro com capacidade para 10 animais, uma caminhonete e uma moto de apoio durante todo trajeto.
Nossa equipe esta composta por um médico veterinário, um ferrador, um cozinheiro e motoristas.
Serão 14 animais, entre eles, 1 égua madrinha e 13 muares (burros e mulas). Daremos inicio no dia 29 de agosto de 2022 e ficaremos em média 60 dias na estrada, construindo memorias, fazendo história e relembrando tradições.
Trajeto
Saida de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, que foi considerado o berço dos Tropeiros e seguiremos sentido a Sorocaba, São Paulo, onde será finalizada nossa jornada.
As cidades que fazem parte do nosso trajeto:
Cruz Alta - Pinheira Marcado - Carazinho - Sarandi - Buritermo - Campo do Meio - Lagoa Vermelha - Passo Fundo - Ibiairas - Gentil - Vacaria - Bom Jesus.
Saindo do estado de Rio Grande do Sul vamos seguindo por Santa Catarina:
Lajes - Curitibanos - Santa Cecília - Monte Castelo - Mafra - Rio Negro.
Agora já estamos no estado do Paraná seguindo viagem:
Lapa - Palmeiras - Ponta Grossa - Castro - Sengés.
Estamos quase chegando ao nosso destino, já dentro do estado de São Paulo, iremos para Itararé:
Itararé - Itapeva - Taquarivai - Capão Bonito - São Miguel Arcanjo - Pilar do Sul - Piedade - Votorantim - Sorocaba.
Após muitos dias de estrada, chegaremos ao fim dessa tão importante jornada, Sorocaba, São Paulo era o destino dos tropeiros, onde acontecia a feira de comercialização desses animais. A cidade carrega até hoje as marcas de suas raízes.