Offline
Festival Danzpare Brasil já conta com 11 países confirmados para a 4ª edição
CULTURA
Publicado em 24/08/2022

Falta pouco para a 4ª edição do Danzpare Brasil, o Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares. O evento acontece de 07 a 18 de setembro de 2022, tendo Passo Fundo como cidade sede. Em Cruz Alta, ele será realizado nos dias 09 e 10 de setembro com uma diversificada programação em escolas, CTGs, ruas da cidade e na Casa de Cultura Justino Martins.

No circuito de Cruz Alta, o Danzpare Brasil está sob a responsabilidade do Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta, com realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania. Estão confirmados casais de 11 países, vindos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, e Peru.

Além de Passo Fundo e Cruz Alta, Fortaleza dos Valos e Pelotas vão receber os casais bailarinos para shows públicos, ampliando a extensão do festival para uma grande área de abrangência do estado.

No mês que vem, os dançarinos do Grupo Internacional Chaleira Preta, Julia Duda e Vladimir Colombelli, irão participar do Danzpare Peru. No mês passado, Mariela de Camargo Mazutti e Luiz Felipe de Oliveira, representaram o Brasil e Cruz Alta no Danzpare Honduras.

“Para nós, chalerianos, voltar a representar nossa cidade, estado e país em festivais folclóricos é motivo de muito orgulho e satisfação. Isto nos remete lá nos áureos tempos dos anos 90 e 2000 onde o Chaleira Preta percorreu alguns países da Europa em festivais internacionais de folclore. Estamos voltando com força total para os palcos mundiais, mostrando nossa dança, usos e costumes”, diz Vladimir.

SOBRE O CHALEIRA PRETA

Levar a arte da dança folclórica para o mundo, valorizando nossos usos e costumes, não somente do estado do Rio Grande do Sul, mas do brasil, é um dos objetivos do grupo de Danças Chaleira Preta. O projeto de retomada iniciou em agosto de 2021, quando foi lançado um documentário, por ocasião das atividades de comemoração dos 200 anos de Cruz Alta. A ideia foi da Vice-presidente do grupo na época, Cristiane Trindade (in memorian) e do Diretor Vladimir Colombelli. De lá para cá o grupo se reestruturou e novos integrantes ingressaram em seu corpo de baile, assim como dançarinos que já atuaram desde sua fundação, em 1984, e os que passaram por outras formações do grupo.

Os ensaios do grupo acontecem por meio de uma parceria que deu muito certo, junto a escola cooperação. “Sem este espaço, nosso trabalho não seria o mesmo. Foram passos importantes para que o grupo voltasse aos palcos. Os convites para shows e apresentações não pararam mais, e com uma agenda bastante concorrida o grupo tem realizado várias apresentações”, comenta Vladimir.

A agenda segue com alguns convites já em andamento, como a participação no  7º Encontro Sul Americano de folclore, que será realizado no município de Bossoroca  de 21 a 22 de outubro, com a presença de grupos da Argentina, Uruguai e Paraguai. Com o retorno do casal, Raquel e Mário Alcides Pereira ao grupo, os mesmos propuseram a realização de uma extensão do Danzpare Brasil, em nosso município.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Jornal Tribuna/Rádio Cidade 98.3 FM Cruz Alta/RS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!