Offline
Caso suspeito de varíola dos macacos em Cruz Alta não se confirma após exame
SAÚDE
Publicado em 16/08/2022

Desde quarta-feira (10), Cruz Alta ficou na espera do resultado de confirmação ou não, de um caso suspeito de varíola dos macacos( monkeypox) na cidade.

O paciente do sexo masculino foi testado e o exame remetido ao LACEN(Laboratório Central do Estado), e nesta segunda-feira(15), chegou o resultado apontado como NEGATIVO.

Portanto, os boatos que Cruz Alta teria um caso confirmado da varíola dos macacos , que circulou nos últimos dias na cidade, não é verdade.

A verdade é que Cruz Alta teve um CASO SUSPEITO, que agora com o resultado NEGATIVO coloca um ponto final nessa situação.

NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, nesta segunda-feira (15), que o Rio Grande do Sul já tem 44 casos de varíola dos macacos (monkeypox). Os casos estão distribuídos em 14 municípios gaúchos, além de uma pessoa que mora fora do estado.

Além disso, há outras 170 possíveis infecções em investigação.

SINTOMAS

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão febre, sintomas respiratórios (tosse), dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares e falta de energia e erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas). A transmissão pode ocorrer por fluidos corporais, gotículas ou materiais contaminados.

Entre as medidas de prevenção destacadas pela Cevs, estão usar máscaras de proteção facial, lavar frequentemente as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 23 de julho a varíola dos macacos emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

CASOS -CIDADES

Campo Bom: 1

Canoas: 3

Caxias do Sul: 4

Esteio: 1

Garibaldi: 3

Igrejinha: 3

Monte Belo do Sul: 1

Novo Hamburgo: 3

Passo Fundo: 1

Porto Alegre: 15

Santo Ângelo: 1

São Marcos: 1

Uruguaiana: 2

Viamão: 4

Residentes de fora do estado: 1

 

Com Informações do Portal G1 /SES-RS- Vigilância Epidemiológica do Estado

Jornal Tribuna/Rádio Cidade 98.3 FM Cruz Alta/RS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!