Dentro da programação alusiva aos 201 anos de Cruz Alta, na segunda-feira (15), ás 08h acontece a Corrida do fogo simbólico da Pátria, aceso na capital do RS que será acompanhado por corredores de nossa cidade, partindo do Comando da AD/3, até o Palácio da Intendência. A recepção será feita por autoridades civis e militares em uma cerimônia em frente à Prefeitura.
Posteriormente, o fogo simbólico será conduzido por atletas militares até a Escola de Aperfeiçoamento de Sargento das Armas-EASA, onde ficará guarnecido até o dia 7 de setembro. “A atividade também dá início as comemorações da Semana da Pátria. Nos sentimos muito honrados em receber o fogo da pátria que passa por inúmeras cidades do estado”, comenta a Coordenadora de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, Shana Reis.
O fogo simbólico está sendo conduzido por todo o Rio Grande do Sul pelos veteranos da Liga da Defesa Nacional. O tema nacional definido pela Liga da Defesa Nacional para este ano é o “Bicentenário da Independência”.
Sobre o Fogo Simbólico
Este símbolo, conhecido como “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procuravam por um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha do fogo remete ao início da evolução humana. Desde então, utiliza-se deste símbolo como ato de abertura da Semana da Pátria.
Jornal Tribuna/Rádio Cidade 98.3 FM Cruz Alta/RS