O fenômeno, conhecido como Lua de Esturjão, ocorrerá de forma completa e será o último do tipo em 2022
A Lua de Esturjão completa ocorrerá na quinta e sexta-feira, 11 e 12 de agosto de 2022, dependendo da localidade
Embora tenha o nome mais estranho de qualquer Lua cheia, existem algumas boas razões para ver nosso satélite aparecer no horizonte leste essa semana. Não apenas será envolto em lindos tons de laranja – como toda lua crescente é vista no horizonte – mas a “Lua de Esturjão” também será a superlua final de 2022. Dependendo de qual definição de superlua você usa, é a terceira ou a segunda superlua do ano. De qualquer forma, será a segunda maior lua cheia do ano, graças a ser 100% iluminada pelo Sol menos de 10 horas depois de estar em seu ponto mais próximo da Terra.
Melhor época para ver a ‘Superlua de Esturjão’
Logo após o pôr do sol na quinta-feira, 11 de agosto de 2022
Onde ver a ‘Superlua do Esturjão’
Olhe para o leste. Vá para um local de observação que tenha uma visão clara e desobstruída no horizonte leste. A Lua cheia sempre nasce no leste ao entardecer (oposto ao pôr do sol, ou próximo) e se põe no oeste na manhã seguinte (oposto ao nascer do sol).
Como ver a ‘Superlua do Esturjão’
A “Superlua do Esturjão” nascerá no leste logo após o pôr do sol, brilhará a noite toda e depois se põe no oeste perto do nascer do sol. Você não precisa de nenhum equipamento especial para ver uma Lua cheia – seus próprios olhos são perfeitos. No entanto, se você tiver um par de binóculos, prepare-os para um close-up impressionante.
Fonte: Forbes
Jornal Tribuna/Rádio Cidade 98.3 FM Cruz Alta/RS