Desde segunda-feira (1º), cerca de 58 recenseadores estão visitando os domicílios de Cruz Alta, coletando dados para o Censo Demográfico 2022. De acordo com o Coordenador da Agência do IBGE do município, para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após as 18 horas e, também, aos sábados e domingos.
A coleta do Censo Demográfico será realizada entre os meses de agosto a outubro de 2022.
O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida, não deve chegar a dez minutos de duração.
No censo serão aplicados 2 tipos de questionários: o Básico, que conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores, e o de Amostra, que conta com 77 questões mais detalhadas, para responder esse questionário será selecionada apenas 10% do total a ser visitado.
Como identificar um recenseador do IBGE
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular). Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Jornal Tribuna/Rádio Cidade 98.3 FM Cruz Alta/RS