Foi lançado nesta quarta-feira (22) o Programa Saúde com Agente. A iniciativa vai oferecer qualificação técnica para quase 200 mil agentes comunitários de saúde e de endemias em todo o país.
Classificado pelo Ministério da Saúde como o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – presencial e a distância -- de forma integrada do país, as inscrições foram encerradas em abril e tiveram adesão de 5.452 municípios, o que corresponde 98% do país.
Deputado Federal e Vice-Presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Pedro Westphalen participou do importante lançamento. “É uma pauta recorrente e necessária. Trata-se de um investimento em melhorias no corpo técnico que trabalha em prol da comunidade e, automaticamente, entregará melhores atendimentos e tratamentos à população. Temos que trabalhar sempre com a prevenção e, com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, comemoro o necessário serviço ofertado diretamente a todo o país.”
Os cursos lançados ofertam conhecimento, técnica, atitudes e ética em uma formação integral. Serão profissionais formados com competências para atuar na prevenção, detecção precoce e controle das doenças.
O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no total, serão 1.275 horas/aula e duração mínima de dez meses.
Com informações da Assessoria do Deputado Federal Pedro Westphalen
Rádio Cidade Cruz Alta e Jornal Tribuna