Um dos pontos turísticos mais visitados em Santo Ângelo e na Região das Missões, a Catedral Angelopolitana é o próprio símbolo da unidade dos povos missioneiros instalados no século XVI e XVII na banda oriental do Rio Uruguai, sendo uma réplica semi-fiel à igreja construída no século XVI no povoado de São Miguel Arcanjo (atualmente município de São Miguel das Missões). Mas, o que chama atenção é a falta de infraestrutura em seus arredores, principalmente quando o assunto é iluminação pública.
Na última semana, em uma revisão realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi detectado o furto de lâmpadas e cabos de energia elétrica. De acordo com informações repassadas pelo órgão, sete refletores e aproximadamente 150 metros de cabos foram furtados. Segundo o secretário Francisco da Silva Medeiros, a secretaria já providenciou a aquisição do material para a instalação da nova iluminação e estão aguardando o fornecedor entregar as lâmpadas de Led para início dos trabalhos.
É válido lembrar que o entorno da Catedral Angelopolitana abriga a Praça Pinheiro Machado, o Museu Municipal José Olavo Machado, o Antigo Prédio da Prefeitura que sediará o Museu Histórico das Missões, a Câmara Municipal de Vereadores e o Colégio Estadual Onofre Pires, além do comércio em geral.
Apesar da importância da iluminação para a segurança de quem transita pela região e devido ao fato de estar próximo aos pontos turísticos mais frequentados pelos visitantes da Capital das Missões, não há previsão para o início das instalações.
Fonte: Grupo Sepé
Rádio Cidade Cruz Alta e Jornal Tribuna