A vacinação contra os vírus da gripe, covid-19 e sarampo continua normalmente nesta terça-feira (14) em Cruz Alta.
Desde a segunda-feira passada (6), a oferta da vacina da gripe foi ampliada para todas as pessoas a partir de seis meses de vida. A vacinação contra o Sarampo foi estendida até o dia 24 de junho, devido à baixa adesão.
A SMS também ampliou a vacinação da terceira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos e a quarta dose para trabalhadores da saúde e pessoas acima de 50 anos.
Confira o serviço da vacinação nesta terça-feira:
GRIPE
PÚBLICO ALVO: pessoas acima de seis meses
LOCAL DE VACINAÇÃO
CRIANÇAS ATÉ 09 ANOS: Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, ESFs Centro, Alvorada, Vila Nova, Toribio Verissimo e Primavera.
PARA DEMAIS PÚBLICOS: todas as ESFs, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança e no Serviço de Atendimento Especializado-SAE.
HORÁRIO: das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
DOCUMENTAÇÃO: para se vacinar é preciso levar documento de identidade e carteira de vacinação.
SARAMPO
PÚBLICOS: crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.
LOCAIS:
CRIANÇAS: Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, ESFs Centro, Alvorada, Vila Nova, Toribio Verissimo e Primavera.
PROFISSIONAIS DA SAÚDE: Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Toribio Verissimo e ESF Alvorada.
HORÁRIO: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
DOCUMENTAÇÃO: é preciso apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.
COVID-19
DOSES OFERTADAS:
Primeira dose - A partir de 05 anos;
Segunda dose - Para pessoas a partir de 05 anos que não completaram o seu esquema vacinal;
Terceira dose (dose de reforço) - Para pessoas a partir de 12 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose;
Quarta dose (dose de reforço) - Para imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses da dose de reforço. Necessário comprovante da doença;
- Para idosos a partir de 50 anos que completaram 4 meses de intervalo da dose de reforço (3ª dose).
- Para trabalhadores da saúde que já completaram 4 meses de intervalo da dose de reforço (3ª dose).
CRIANÇAS - No momento da vacinação, as crianças precisam estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável, e é fundamental apresentar documento de identificação, cartão do SUS (se tiver) e carteira de vacinação.
Sobre as segundas doses, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que seja observado o intervalo de 28 dias entre a primeira e segundas doses da vacina Coronavac e 08 semanas entre as doses da Pfizer Pediátrica.
LOCAL DE VACINAÇÃO: Central de Vacinação, localizada na ESF Centro, no subsolo (Avenida Venâncio Aires, nº 2.149, entrada pela lateral, na Rua Paul Harris).
HORÁRIO: das 8h30min às 11h45min, e das 13h30min às 17h.
DOCUMENTAÇÃO: documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS (se tiver). No caso dos pacientes imunossuprimidos, também é preciso levar um comprovante da doença.
Para os trabalhadores da saúde também é necessária a comprovação do local de trabalho (crachá, carteira de trabalho ou contrato de trabalho).
Rádio Cidade Cruz Alta e Jornal Tribuna