Termina na próxima sexta prazo para pedidos do Programa Troca-Troca de Semente
13/06/2022 15:03 em AGRO

Produtores têm até a próxima sexta-feira (17/6) para fazer a reserva de sementes para a etapa safra do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O programa está disponibilizando 38 cultivares, sendo 12 de milho híbrido convencional, 19 cultivares de milho híbrido transgênico e sete de sorgo. Em Cruz Alta, os pedidos podem ser feitos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Procópio Gomes, 1211.

Até o momento, 80 mil sacas de sementes de milho e sorgo já foram reservadas por 24,5 mil agricultores de 408 entidades, entre prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas do estado.

“Nós reforçamos o aviso de que o período de pedidos para as sementes da safra se encerra na próxima sexta-feira, dia 17. O programa ainda tem estoques disponíveis e ainda dá tempo para os agricultores procurarem suas prefeituras e sindicatos para fazerem a reserva das sementes de milho e/ou sorgo”, destaca Jonas Wesz, coordenador do Programa Troca-Troca de Sementes. O programa, segundo ele, é uma excelente opção para os agricultores que buscam reduzir seu custo de produção mantendo a qualidade do insumo semente.

Os pedidos de sementes para a safra vão até 17 de junho e para a safrinha entre 20 e 24 de junho. Os escritórios municipais da Emater-RS/Ascar vão estar à disposição dos agricultores e das entidades para orientar sobre a cultivar mais adequada para o plantio.

A entrega das sementes para a safra será feita nos meses de julho/agosto/setembro e da safrinha em novembro/dezembro. O pagamento da parcela transgênica é feito antes da entrega da semente. O restante dos valores tem subsídio de 28%, financiado pelo governo do estado, e será pago pelos agricultores em 2023.

Rádio Cidade Cruz Alta e Jornal Tribuna

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!