No final de maio e início de junho aconteceram os levantamentos de dados dos custos de produção das lavouras de verão do estado para o programa Campo Futuro, parceria da Farsul com CNA e Esalq-Cepea.
No dia 30 de maio, produtores de Carazinho ajudaram no estudo com custos de produção de soja, milho e trigo. Os encontros seguiram com soja e trigo em Tupanciretã no dia 31 de maio. Em junho, os encontros foram em Camaquã, no dia 1º, nas lavouras de Arroz e Soja. No dia 2, o levantamento aconteceu com os cultivos de soja, milho, soja irrigado, milho irrigado e trigo no município de Cruz Alta. No dia 3, foi a vez dos produtores de Bagé com as lavouras de soja e soja irrigada. Uruguaiana foi o ultimo município a fazer o levantamento no dia 7, com o plantio de arroz.
De acordo com a Farsul, as informações serão analisadas e os primeiros dados devem ser divulgados no final de junho.
O Campo Futuro é um programa realizado pela CNA e Esalq-Cepea com o apoio da Farsul no Rio Grande do Sul. O projeto se baseia no levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias, e seu propósito é aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo. Além do acompanhamento sistemático da evolução dos custos de produção regionais, e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção.
Com informações da Farsul
Rádio Cidade Cruz Alta e Jornal Tribuna