A vacinação contra Covid-19, contra gripe e contra sarampo continuam nesta semana em Cruz Alta. Confira os locais de aplicação:
COVID-19
A vacinação contra a Covid-19 está concentrada na Central de Vacinação, localizada na ESF Centro, no subsolo (Avenida Venâncio Aires, nº 2.149, entrada pela lateral, na Rua Paul Harris).
Pessoas a partir de 5 anos podem dirigir-se até este lugar, de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 11h45min, e das 13h30min às 17h.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS (se tiver). No caso dos pacientes imunossuprimidos, também é preciso levar um comprovante da doença.
DOSES OFERTADAS:
Primeira dose - A partir de 05 anos;
Segunda dose - Para pessoas a partir de 05 anos que não completaram o seu esquema vacinal;
Terceira dose (dose de reforço) - Para pessoas a partir de 18 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose;
Quarta dose (dose de reforço) - Para imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses da dose de reforço. Necessário comprovante da doença que cause a imunossupressão;
- Para idosos a partir de 70 anos que completaram 4 meses de intervalo da dose de reforço (3ª dose);
CRIANÇAS - Para crianças de 05 a 11 anos serão disponibilizadas primeiras e segundas doses. No momento da vacinação, as crianças precisam estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável, e é fundamental apresentar documento de identificação, cartão do SUS (se tiver) e carteira de vacinação.
Sobre as segundas doses, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que seja observado o intervalo de 28 dias entre a primeira e segundas doses da vacina Coronavac e 08 semanas entre as doses da Pfizer Pediátrica.
No local, as crianças que completaram o seu esquema vacinal, com duas doses, podem retirar o “Certificado de Coragem”. É necessário apresentar a carteira de vacinação para comprovar o recebimento da segunda dose.
GRIPE
PÚBLICO ALVO - A imunização está sendo destinada a gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Também para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, e crianças de 06 meses a menores de cinco anos.
LOCAL: A vacinação contra a gripe para as crianças está acontecendo no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, na ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera e ESF Alvorada.
Para os demais grupos, a vacina está disponível em todas as ESFs, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança e no Serviço de Atendimento Especializado-SAE.
O QUE LEVAR - Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores das categorias acima mencionadas, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.
SARAMPO
Para receber a dose contra o Sarampo os trabalhadores da saúde e as crianças de 06 meses a menores de cinco anos podem procurar o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera e ESF Alvorada.
É preciso apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta