Relembre o caso
Uma criança recém-nascida foi resgatada por um dentista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de dentro de uma latrina na Reserva Indígena do Guarita, em Redentora, na Região Norte do RS.
Depois de limpar a criança, o Samu foi chamado ao local. No entanto, um carro da Sesai acabou levando o bebê ao Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, onde segue em acompanhamento, mas em bom estado de saúde.
O resgate foi feito por Gustavo Renan, dentista que atende a população indígena da reserva, a maior do RS, duas vezes por semana. Ele foi avisado por uma indígena que havia uma criança em uma espécie de vaso sanitário improvisado pelos moradores do local.
De acordo com Renan, a criança ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo e coberta pela placenta, o que sugere que o parto havia sido realizado havia pouco tempo. Além de fezes, a latrina estava coberta de areia.
Criança foi resgatada por dentista ainda com o cordão umbilical e coberta de fezes e areia — Foto: Gustavo Renan/Arquivo pessoal