Offline
O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado neste dia 31 de março, é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas
NOTICIAS
Publicado em 31/03/2022

O aumento de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vem preocupando moradores da Região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul.Desde o início do ano o estado vem registrando casos de dengue e por isto na sexta-feira (25) o Governo do Estado do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para situação crítica de dengue. Até a semana passada 193 municípios gaúchos notificaram casos suspeitos, uma morte por dengue havia sido confirmada na cidade de Chapada, e seis outros óbitos estão em investigação.

Na Região Celeiro os municípios de Campo Novo, Coronel Bicaco, Crissiumal e São Martinho registraram casos de dengue neste ano de 2022 e a preocupação das secretarias de saúde é de que a doença se espalhe, pois há a presença do mosquito transmissor nos municípios da região.

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fique atento aos sinais!

Os sintomas causados pelas doenças como dengue, zika e Chikungunya são muito parecidos e também se assemelham com outras doenças, por isto, é preciso ficar atento aos sinais e procurar uma Unidade de Saúde assim que identificar que está com algum dos sintomas. Confira:

 

Evitar a proliferação do mosquito é a melhor prevenção

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, zika e Chikungunya, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul divulga em seu site as seguintes orientações:

“Os depósitos preferencias para os ovos são recipientes domiciliares com água parada ou até na parede destes, mesmo quando secos. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d’água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros.

Saiba alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir:

Outros pontos em que as pessoas devem ter atenção são:
– Verifique se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados ou com telas
– Observe a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira”

 

Fonte: Observador Regional com informações da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

 

 

 

Rádio Cidade CruzAlta

Comentários
Comentário enviado com sucesso!