Offline
Sem Segredo: maioria dos ouvintes acredita que o único que pode decidir a hora de morrer é Deus
NOTICIAS
Publicado em 28/03/2022

O ator Alain Delon, de 86 anos, ícone do cinema francês e europeu, decidiu recorrer à eutanásia, de acordo com um de seus filhos, incumbido de organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus momentos finais. Alain Delon tem afirmado em entrevistas recentes que não hesitaria em recorrer à medida se necessário. Disse que é a favor desse recurso, primeiro porque mora na Suíça e também porque acha que é a coisa mais lógica e natural a se fazer a partir de uma certa idade ou certo momento.

Delon confessou em 2010 a uma revista que perdeu a paixão pelo mundo e que passa a maior parte de seu tempo à toa. Neste sentido, o Sem Segredo do último sábado (26) abordou o assunto e perguntou: aos 86 anos, um ator famoso pede para morrer e abre uma polêmica mundial! Eutanásia: uma pessoa pode decidir quando quer morrer?Muitos ouvintes se manifestaram a respeito do tema. Alguns defendem o livre arbítrio e a escolha por interromper a vida com a eutanásia. No entanto, a maioria dos ouvintes acredita que o único que pode decidir quando chegou de uma pessoa partir deste mundo é Deus.Conforme o médico psiquiatra do Cremers e psiquiatra forense, Dr. Juliano Szulc Nogara, falar sobre a morte é um tema polêmico e muitas pessoas tendem a negá-la. Porém, a morte é uma das únicas certezas que temos da vida. Ele afirma que essa negação coletiva da morte, dificulta muitas vezes que os familiares e médicos saibam os reais desejos da pessoa que se aproxima do afim.

Para o psiquiatra a elaboração da morte ou luto é mais tranquilo se a pessoa tem tempo suficiente para expressar os sentimentos e lidar com situações. Desta forma, o luto antecipatório ajuda muito quando a morte realmente ocorre.

O coordenador do Grupo de Estudo na Sociedade Espírita Caminho da Luz, Carlos Albertio Nunes Júnior, explica que na doutrina espírita acredita-se em um Deus criador e que é, soberanamente, justo e bom. Além disso, acredita-se na imortalidade da alma, na reencarnação, no livre arbítrio e na lei de causa e efeito.

Portanto, para os espíritas é muito importante que as pessoas valorizem a própria vida, compreendendo que no mundo haverá provas e expiações. Pelo livre arbítrio, é possível tomar decisões que quisermos para buscar a evolução, no entanto, muitas decisões são equivocadas o que pode acarretar em consequências e danos irreparáveis.

 

 

 

Créditos: Reprodução/Internet

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!