Offline
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: tratamento precoce é a principal maneira de evitar a transmissão da doença
SAÚDE
Publicado em 24/03/2022

Hoje é Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A doença é infectocontagiosa e afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

 

Conforme a Dra. Cássia Beltrame, pneumologista e integrante do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, a transmissão da doença ocorre pela via área, através de gotículas da tosse. Estima-se que um paciente contaminado e sem tratamento, em 1 ano, possa transmitir a doença para até 15 pessoas.Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, a tuberculose foi considerada uma das dez principais causas de mortes no Brasil. Somente no ano de 2020, constatou-se mais de 60 mil novos casos. Ainda de acordo com dados do governo, estima-se que 1/3 de todos os casos das Américas esteja no país.De acordo com a infectologista, os principiais sintomas de quem está com tuberculose é a tosse seca que persiste há mais de 3 semanas, sudorese noturna, emagrecimento e febre pela manhã. Caso a pessoa perceba esses sinais deve imediatamente procurar um médico. A Dra. Cássia enfatiza, no entanto, que quando o paciente inicia o tratamento, após 21 dias, não transmite mais a doença. Desta forma, ressalta a importância de do tratamento precoce.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. Segundo a Dra, o tratamento exclusivamente fornecido pelo Sistema Único de Saúde e só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

 

Créditos: Reprodução/Internet

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online