Offline
Biblioteca Municipal se reinventa para trazer novas experiências a leitores
12/03/2022 09:54 em REGIÃO

Neste sábado, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário. A data foi instituída em 1980, junto com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Hoje em dia, os profissionais são responsáveis não somente por preservar a informação, como também por fornecê-la.

Em Passo Fundo, um dos locais mais conhecidos por incentivar a literatura e a cultura é a Biblioteca Municipal Arno Viuniski. A coordenadora, Vanessa Hickmann, relata que além do empréstimo de livros, a biblioteca realiza vários movimentos e ações sociais como a contação de histórias, atividades on-line, aproximação dos leitores com os autores passo-fundenses, entre outras atividades lúdicas, buscando sempre trazer novas experiências aos leitores.Ao todo, são mais de 15 mil títulos e 5 mil leitores cadastrados. Além de alunos da rede de ensino, quem mais frequenta a biblioteca são pessoas adultas, na maioria mulheres, em busca de romance, biografias e livros de ficção científica.Em 2020 a biblioteca municipal precisou fechar suas portas devido as medidas de contenção ao coronavírus, porém a biblioteca buscou outras formas e alternativas para fazer com que a leitura se fizesse presente no cotidiano.

Vanessa destaca que a leitura ultrapassa o meio físico, desta forma a rede municipal de ensino, através da Secretaria de Educação, aderiu a árvore de livros, uma biblioteca digital ao alcance dos alunos.

A coordenadora enfatiza que o encantamento com a obra literária impressa ativa muito os leitores, e ainda que venham novas possibilidades e vários instrumentos tecnológicos, o livro não será substituído.

 Créditos: Reprodução/Internet

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!