O Dia Internacional da Mulher, além de homenagear as conquistas femininas ao longo dos anos, também chama atenção para os cuidados com a saúde da mulher. Este é um dos assuntos mais discutidos atualmente, afinal, as mulheres somam a maior parte da população brasileira. Dados recentes mostram que 15% das mulheres, em idade que deveriam iniciar as consultas ginecológicas, nunca foram ao ginecologista.
Nesse sentido, o ginecologista e mastologista, Dr. Leandro Lenzi Pacheco, ressalta a importância dos exames de rotina, que são fundamentais para a prevenção de doenças e cuidado da saúde sexual e reprodutiva da mulher. Toda a mulher, a partir do seu início de idade fértil, tem que fazer anualmente o exame preventivo. A consulta ginecológica deve ser realizada, no mínimo, uma vez ao ano.
Conforme o Dr. Pacheco, os exames preventivos e de mamografia tem grande adesão em Passo Fundo. No entanto, em razão da pandemia, houve um atraso gigante nos diagnósticos. Além disso, aumentou a incidência de problemas relacionados à saúde feminina nos últimos meses.O grande desafio é fazer com que as mulheres vão ao médico, pois muitas vezes são disponibilizadas consulta e exame, porém as pacientes não aparecem, seja por medo ou negação. É importante, no entanto, mudar esse quadro, pois a prevenção é fundamental, destaca o ginecologista.
A consulta ginecológica deve ser realizada, no mínimo, uma vez ao ano
Créditos: Divulgação