Offline
Bombeiro acolhe vítima de incêndio em Braço do Norte e foto emociona: “Uma vida foi salva”
NOTICIAS
Publicado em 08/03/2022
Idoso de 63 anos foi resgatado do apartamento em chamas no terceiro andar do prédio(Foto: Reprodução, redes sociais)
 

Uma imagem registrada após um incêndio em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, chamou a atenção na manhã desta terça-feira (8) e repercutiu nas redes sociais. A foto mostra o momento em que o Bombeiro Comunitário Jonas da Silveira acolhe um idoso de 63 anos que foi resgatado do apartatamento onde morava, no centro da cidade. 

As equipes de resgate foram acionadas por volta das 7h e a uma fumaça escura, provocada pelas chamas, podia ser vista a metros de distância. Segundo o sargento Lemos, da 3ª CIA de Braço do Norte, ao chegarem no prédio localizado na rua Sete de Setembro, os bombeiros não tinham a informação exata sobre o imóvel onde as chamas começaram e se havia moradores ali.  

— A informação era que tinha fogo no terceiro andar do prédio e a gente entrou. Quando a gente chegou no terceiro andar já tinha um vizinho tentando arrombar a porta com um extintor. Quando arrombamos a porta, o fogo estava na cozinha — disse o sargento. 

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o morador de 63 anos foi encontrado em um dos quartos do imóvel. 

— Fomos fazendo uma busca e vimos ele no quarto ao lado; estava próximo a uma janela. Colocamos um cobertor sobre ele para passar perto da cozinha que estava muito quente e conseguimos sair do apartamento. Ele [o morador] estava consciente, conseguia caminhar um pouco, mas ele inalou muita fumaça e tinha queimaduras pelo corpo — relata. 

Ao sair do prédio, o idoso que estava com queimaduras de segundo e terceiro grau nos braços, pernas, costas, face e na cabeça, foi colocado sentado em uma escada por alguns minutos, até a chegada da guarnição que o levaria para o Hospital de Braço do Norte. Nesse momento, o morador foi amparado pelo Bombeiro Comunitário Silveira e a imagem emocionante foi registrada. 

— É a sensação de missão cumprida. Quando a gente entra pro Corpo de Bombeiros, principalmente eu que sou Bombeiro Comunitário, fazemos um juramento para servir e proteger. Quando esse senhor foi retirados pelos militares lá de dentro, ele estava perturbado com aquela situação, fora as queimaduras… A sensação que tenho é de tentar proteger alguém como se tu tivesse se protegendo ou protegendo alguém da tua família. Essa foi a minha preocupação, de tentar estabilizar o máximo para que a dor que ele estava sentindo não fosse maior do que a dor da perda dele vendo um incêndio em seu apartamento — diz o BC Silveira. 

Mesmo sendo a pessoa exposta na foto, o bombeiro ressalta a importância do trabalho em conjunto que foi feito no combate às chamas. 

— Como bombeiros comunitários recebemos todo o apoio, todo o incentivo, todo o treinamento com os bombeiros militares. Isso é muito bom para nós. Então saber que uma foto dessa repercutiu é muito gratificante, muito gratificante mesmo. É a sensação de missão cumprida, é sensação de que uma vida foi salva — afirma.  

Incêndio em Braço do Norte

Fumaça dava para ser vista a quilômetros de distância

 

(Foto: Divulgação, Corpo de Bombeiros)

 

Fonte: NSC TOTAL

 

Comentários

Chat Online