De acordo com a empresa, as estações foram reabertas às 21h35, de Porto Alegre a Novo Hamburgo, mas mantinha a restrição com trens circulando em via única, nos dois sentidos, entre as estações Esteio e Sapucaia do Sul.
O motivo foi a queda de galhos de árvore na rede elétrica e na via, que já havia interrompido o funcionamento por volta das 17h25. Funcionários da empresa estão no local trabalhando para solucionar o problema, mas ainda não há previsão para a retomada do serviço pleno.
De acordo com o Trensurb, a Metroplan, empresa responsável pelo transporte metropolitano coletivo, já foi acionada para ampliar o serviço de ônibus na região.
A força dos ventos arrancou árvores que caíram sobre a fiação elétrica, ruas e carros em Esteio, na Região Metropolitana. Casas foram destelhadas e 15 equipes da Defesa Civil foram deslocadas para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate aos estragos causados pelo temporal.
Em Canoas, pelo menos 68 casas foram destelhadas. Já em Santo Ângelo, foram pelo menos 30 casas destelhadas. Parte da cidade ficou sem água e energia elétrica. A Defesa Civil precisou trabalhar no auxílio das famílias nas duas cidades.
Na Vila dos Sargentos, em Porto Alegre, pelo menos 120 casas foram destelhadas e 22 foram completamente destruídas durante o temporal de domingo (6), e seguiam assim até segunda-feira. Pelo menos 28 árvores caíram no local.
A Prefeitura de Porto Alegre montou um ponto de apoio onde funcionava a Unidade de Saúde da Família do bairro. Foram distribuídas cestas básicas para famílias atingidas.
A chuva desta tarde também deixou 184 mil clientes da concessionária de energia elétrica RGE sem luz nesta segunda. Entre as regiões com maior número de clientes desabastecidos estão Canoas e cidades do Vale do Rio Pardo e da Região Central do estado. A empresa trabalha para restabelecer o fornecimento.
Já entre clientes da CEEE Equatorial, 23 mil consumidores estavam sem fornecimento de energia elétrica até as 18h, principalmente em Porto Alegre, Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba e Viamão. Outros 167 mil clientes, alguns sem energia desde o temporal de domingo (6), haviam tido seu fornecimento restabelecido até o mesmo horário.