Offline
Rede Municipal de Ensino de Jacuizinho retoma atividades presenciais integrais nas escolas
NOTICIAS
Publicado em 07/03/2022

A Rede de Ensino Municipal de Jacuizinho retornou às atividades presenciais na segunda-feira, dia 21 de fevereiro.

 

Com a retomada presencial  integral de professores, funcionários e alunos, os estudantes do ensino infantil ao 9º ano do ensino fundamental já trilham os primeiros passos para a volta à normalidade no âmbito escolar.   “Voltamos ao sistema normal com todos os professores presenciais, nenhum professor afastado nem por doença nem por covid, foi um retorno do bem tranquilo”, destaca o secretário de Educação e Cultura, Alencar Boroski.

 

Uma das novidades no ano letivo de 2022, foi o fechamento do ensino fundamental da  Escola Estadual Menino Jesus, pelo Estado do Rio Grande do Sul, onde os alunos que estudavam na instituição tornaram-se alunos da Rede Municipal de Ensino de Jacuizinho.

 

Outra informação pertinente ao setor educacional foi a transferência dos alunos do 5º ao 9º ano da Escola Leonel de Moura Brizola para a Escola Roberto Textor na Serra dos Engenhos.

 

A escola, no ano de 2021, possuía 72 alunos, com o deslocamento e a mudança do roteiro escolar e de transporte, hoje, a Escola Roberto Textor conta com mais de 110 alunos. “É uma escola tradicional do nosso município e uma das primeiras escolas do ensino fundamental completo, desde que o município foi emancipado. É uma escola que possui uma estrutura enorme, com ginásio de esporte, com várias salas de aula e possui uma cooperativa escolar. Então, hoje, esta escola está com mais de 100 alunos, fato que não acontecia há pelo menos 15 anos”, enfatiza Alencar.

 

Além disso, o secretário salienta que todos os protocolos relacionados ao controle da pandemia Covid-19 continuam sendo seguidos pelo setor público de educação. “A gente segue os protocolos do Estado do Rio Grande do Sul que é a orientação que chega até nós, como o uso de máscara, utilização de álcool em gel e o respeito ao espaçamento de 1m de distância das classes em sala de aula. Esperamos que possamos ter um ano mais tranquilo também”.

 

Em relação a qualificação e formação pedagógica dos professores, Boroski comenta que na medida do possível, os professores puderam ampliar seus conhecimentos, mesmo enfrentando algumas dificuldades devido a pandemia. "Haviamos programado várias atividades junto aos professores como curso de formação e de volta às aulas, nós temos uma parceria muito importante também como Sicredi onde teríamos uma formação com Sicredi no município de Espumoso e acabou sendo cancelado. A gente acabou fazendo online. Optamos aqui no município de Jacuizinho por não fazer uma formação com todos os professores juntos, acabamos pedindo aos professores que realizassem suas formações e grupos de estudo em cada escola em que os mesmos lecionam, para que não houvesse aglomeração e acabou dando certo, todo mundo começou bem trabalhando”.

 

 

Para finalizar, a Secretaria de Educação de Jacuizinho deseja um bom retorno aos funcionários da educação que sempre foram dedicados aos alunos e também a capacitação e aprendizagem. Através desses profissionais é possível transformar a nossa cidade e os nossos alunos. Aos pais, tenham certeza que seus filhos são como pedras preciosas, junto a escola eles buscam diariamente evoluir e serem lapidados, e esse processo só é possível graças a imensa capacidade de nossos educadores, que formam todos os dias novos profissionais e cidadãos de bem. Tratamos com o maior carinho possível os nossos alunos e buscamos qualificar cada vez mais o ensino que eles recebem.

 

 

Comentários