Uma das maiores apreensões de armas já feitas pela Polícia Civil gaúcha ocorreu nesta quinta-feira (24), de acordo com a instituição. Policiais de quatro delegacias do Vale do Sinos encontraram o arsenal durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência de integrante de uma facção criminosa no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Além das 38 armas, foram apreendidos drogas, colete balístico, balança de precisão e um carro. Ele foi preso em flagrante e deverá ser indiciado por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e de uso restrito e receptação.
Conforme o delegado Alexandre Quintão, titular da 3ª DP de Novo Hamburgo, que coordenou os trabalhos, aquele local era usado como um depósito da facção criminosa. A estimativa é de um prejuízo de R$ 1 milhão para os bandidos.
— O preso era responsável por cuidar do depósito de armas e drogas de parte da facção. Essa investigação durou dois meses. Drogas paravam ali para serem distribuídas para cidades da região. As armas ficavam ali para serem vendidas e também para ações criminosas em todo o Estado, como para homicídios, roubo a banco, execução de desafetos, por exemplo — relata o delegado.
Armas foram encontradas no forro da casa e dentro de um tonel enterrado nos fundos. Parte do arsenal tem origem argentina. A ação contou com o apoio da 1ª e 2ª delegacias de Polícia de Novo Hamburgo e da Delegacia de Campo Bom.
Apreensões
- 31 pistolas calibre 9mm
- 2 fuzis calibre .556
- 2 carabinas automáticas calibre 12 de fabricação turca
- 1 espingarda calibre 12
- 2 revólveres calibre 38
- 43 carregadores
- 7,7 kg de crack
- 11,6 kg de cocaína
- 2 coletes balísticos
- 1 balança de precisão