Uma operação da Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (23), 17 pessoas que, segundo investigações, aplicam o chamado "golpe dos nudes", com base em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e no interior do RS. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
A investigação é da Delegacia de Esteio, que já deflagrou outras ações contra esse tipo de extorsão. Após cinco meses de investigação, foram identificados 19 suspeitos. O grupo teria aplicado o golpe em pessoas que vivem inclusive fora do país, como o Japão, conforme a Polícia Civil.
No golpe, os criminosos entram em contato com homens por redes sociais ou aplicativos e iniciam troca de mensagens de cunho íntimo. Após o envio de fotos íntimas, o alvo do golpe passa a receber intimidações de pessoas que se dizem pai da autora das mensagens ou integrantes da Polícia Civil, para chantagear a pessoa, afirmando que as fotos seriam de uma pessoa menor de idade.
Segundo a polícia, a quadrilha usa nomes e fotos reais de policiais, tirados de redes sociais, ameaçando com registro de ocorrência ou expedição de mandado de prisão. Os envolvidos no golpe são intimidados a pagar para evitar responderem ao suposto crime.
Delegacia de Esteio investiga ação de grupo criminoso, que já aplicou golpes inclusive fora do país.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.