Offline
Sisu: 7 universidades do RS usam sistema para selecionar alunos; veja os critérios
15/02/2022 10:31 em EDUCAÇÃO

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 serão abertas nesta terça-feira (15), na página oficial do programa. No Rio Grande do Sul, são sete universidades que oferecem esta opção de ingresso:

  • FURG
  • UERGS
  • UFCSPA
  • UFPEL
  • UFRGS
  • UFSM
  • UNIPAMPAO processo leva em conta as notas dos candidatos no Enem 2021 para selecionar alunos que irão estudar em instituições públicas. Os critérios e as vagas, porém, variam conforme as instituições.
  • LEIA TAMBÉM:

     

     

    Confira abaixo como proceder para ingressar em uma das sete universidades:

     

    FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

     

     

     

    A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) oferece 2.740 vagas para os 63 cursos de graduação, no primeiro semestre de 2022, distribuídos nos municípios de Rio GrandeSanta Vitória do PalmarSão Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

    As inscrições vão de 15 a 18 de fevereiro. O resultado da chamada regular será no dia 22 de fevereiro e o prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera no sistema do Sisu será de 22 de fevereiro a 8 de março.Informações específicas sobre o processo de ingresso na FURG pelo Sisu, como o peso das provas do Enem para o curso e as reservas de vagas para políticas de ações afirmativas, poderão ser obtidas no Termo de Adesão 1ª edição de 2022.
  • UERGS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SULA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está ofertando 1.130 vagas em 34 cursos de graduação, distribuídas em 23 unidades.

    Metade das vagas são reservadas para candidatos economicamente hipossuficientes, negros, pardos e indígenas (de acordo com a população no estado) e 10% para pessoas com deficiência.

    Para concorrer a uma das vagas, são exigidos no mínimo 200 pontos nas provas objetivas e 300 pontos na redação. Além disso, cada prova tem um peso específico por curso.

    A relação de vagas, cursos e unidades de oferta está disponível neste site.

     

    UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

     

    A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) não considera pesos diferentes entre as provas do Enem para a classificação. O candidato, porém, deve obter no mínimo 500 pontos em cada uma das provas para se classificar para os cursos da universidade.

    O selecionado deve realizar a matrícula ou seu registro acadêmico, na chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 8 de março. Para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar o interesse por meio da página do Sisu na internet até as 23 horas e 59 minutos do dia 8 de março de 2022.

    Para mais informações, confira o site da UFCSPA.

     

     

    UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) oferece 2.669 vagas em 78 cursos. São 1.316 vagas ofertadas no Sisu de ampla concorrência e 1.353 vagas ofertadas por cotas.

    A matrícula ocorre até a próxima sexta (18). Confira o quadro de vagas e o edital de matrículas neste site.

     

     

    UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) adota o SISU como forma de ingresso de novos alunos para 30% das vagas da graduação – os outros 70% são preenchidos por meio de Vestibular próprio.

    Para aprovação na UFRGS, é exigida dos candidatos a pontuação no ENEM de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação.

    Para conferir as vagas disponíveis e os editais de ingresso em cada graduação, acesse o site da UFRGS.

    UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAA Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece 3.416 vagas em 89 cursos de graduação presenciais, distribuídas no campus sede em Santa Maria e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

    A pontuação mínima, máxima e média, por cota e curso, alcançada pelos candidatos em cada prova do Enem, nas edições anteriores pode ser acessada neste site.

    UFSM disponibiliza também um Simulador de Cotas, que auxilia os candidatos na escolha da cota antes da inscrição no SISU. Isso previne o indeferimento e a perda da vaga, uma vez que o sistema não permite mudança caso o candidato não consiga comprovar as condições declaradas.

    UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPAA Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) busca preencher via SISU 3.318 vagas em 71 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância. Os cursos presenciais são distribuídos nos campi localizados em dez municípios do RS: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

    São dois processos seletivos, e os interessados podem se candidatar nas duas oportunidades — tanto via SISU quanto pela nota de quem fez o Enem a partir de 2016.

    As pessoas interessadas podem optar por uma das 10 cotas disponíveis (modalidades A1, A2, L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14) ou pela ampla concorrência (modalidade A0). Além da documentação geral solicitada, cada modalidade tem documentos específicos que devem ser digitalizados e encaminhados no sistema pelos estudantes classificados, de acordo com o cronograma descrito nos editais.

    Para mais informações, confira a página da Unipampa sobre o SISU.

     

    Inscrições estão abertas até sexta-feira (18). No estado, FURG, UERGS, UFCSPA, UFPEL, UFRGS, UFSM e UNIPAMPA oferecem vagas para este tipo de ingresso.

     

     

    FURG oferece 2.740 vagas para os 63 cursos via SISU — Foto: Divulgação/FURG

     

     

    Por g1 RS

     
  •  

  •  

  •  

  •  

  •  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!