Offline
Sem Segredo: especialistas alertam para o perigo de medicamentos e chás para emagrecer
SAÚDE
Publicado em 14/02/2022

Segundo informações de especialistas, o consumo indiscriminado de medicamentos e chás para emagrecer pode levar pessoas a doenças ou até a morte. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na última semana um alerta sobre produtos com a marca “50 Ervas Emagrecedor”. De acordo com a agência, o 50 Ervas Emagrecedor está proibido no país desde 2020 por não estar regularizado como medicamento. O comércio de produtos com propriedades terapêuticas não autorizados pela Anvisa é atividade clandestina.Uma mulher de 42 anos morreu semana passada em São Paulo, após ingerir um composto com 50 ervas que promete perda de peso. A mulher, que não tinha problemas prévios de saúde, sofreu uma lesão irreversível no fígado e precisou de um transplante de urgência, mas não resistiu e acabou falecendo.

Neste sentido, o Sem Segredo do último sábado (12) abordou o assunto e perguntou: você faria qualquer dieta para perder peso? Conforme a médica nutróloga, Débora Falk Boscatto, não existe dieta milagrosa para perder peso. A única forma de emagrecer com segurança é seguindo uma alimentação balanceada, aliada com exercícios físicos e cuidados com a saúde. A médica destaca que a maioria das pessoas tem uns quilinhos a mais, no entanto, o que preocupa é a obesidade, que essa sim precisa ser tratada. Com a obesidade, outros problemas de saúde como hipertensão, diabetes e colesterol aparecem, gerando complicações para a pessoa.No caso das pessoas que estão com uns quilos a mais e não estão satisfeitas com o corpo, o tratamento é mais simples do que em obesos. Basta ter alguns cuidados com a alimentação e seguir um cronograma de atividades físicas para queimar aquela gordurinha. No entanto, a médica alerta para que não se faça o uso de medicamentos, chás ou suplementos que prometem resultados milagrosos e em pouco tempo. De acordo com Débora, a maioria desses emagrecedores possuem em sua composição produtos que podem atingir e afetar diretamente o fígado, causando problemas graves de saúde no futuro.

De acordo com o psicólogo, doutor em psicologia com ênfase em Cognição Humana, William Cecconello, as pessoas não comem apenas para se alimentar. Distúrbios psicológico também podem causar distúrbios na alimentação, conforme o especialista. Algumas pessoas quando se sentem tristes, ansiosas, depressivas precisam comer alguma coisa para se sentir aliviadas. Geralmente os alimentos mais gordurosos e doces são os que causam uma sensação no cérebro de tranquilidade e felicidade. A ingestão desses alimentos, com o tempo, faz com que as pessoas ganhem peso e tenham problemas de saúde.

A maioria dos ouvintes afirmaram se aceitar do jeito que são e que estão felizes com o corpo e com a forma que vivem. Relataram que não fazem dietas mirabolantes, nem deixam de comer o que gostam para ficar em forma. Eles disseram que se preocupam sim com a saúde, mas não cometem nenhuma loucura em busca do corpo perfeito.

 Créditos: Reprodução/Internet

Comentários
Comentário enviado com sucesso!