Um registro publicado nas redes sociais mostra uma cobra coral-verdadeira vomitando uma cobra d’água após ser resgatada em uma casa de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O vídeo (veja abaixo) foi feito pelo biólogo Gilberto Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), e divulgado neste domingo (13), segundo informações do g1 SC.
De acordo com o biólogo, o animal foi recolhido em janeiro e estava dentro de um buraco na residência.
— Tentaram matá-la, mas ela conseguiu fugir do lugar e acabou se enfiando em um buraco. No buraco, eu consegui pegá-la e, como eu a coloquei dentro da caixa, eu pude ver que ela estava com um pedaço do rabo de outra cobra ainda aparecendo na boca — disse.
Após ser colocada dentro de uma caixa, a cobra começou a expelir outro animal, segundo Gilberto.
— Ela começou o processo de regurgitar, por causa de todo o estresse, de tudo o que ela passou. E também é uma tática das cobras porque, quando ela está comendo, quando ela comeu algum bicho, ela fica muito lenta, fica mais pesada. Então ela regurgita o alimento para poder escapar mais rápido — explicou o biólogo.
Espécie venenosa
De acordo com o biólogo, a coral que aparece nas imagens é venenosa e essa espécie se alimenta de outras cobras.
— No Brasil, nós temos mais de 30 espécies de corais e a maioria delas se alimenta de outras cobras. Inclusive, ela pode se alimentar até de jararaca. Elas chegam a comer uma cobra do tamanho que elas têm — ressalta Gilberto.
Apesar de ser uma das mais venenosas do país, o número de acidentes com ela não é grande.
— Só que o número de acidentes que acontecem com ela é muito pequeno porque não é uma cobra que dá bote, a boca é pequena. Então menos de 1% dos acidentes é com ela. Mas, quando acontecem, realmente tendem a ser bem graves — disse Duwe em entrevista ao g1 SC.
A cobra coral-verdadeira já foi capturada em outros locais de Santa Catarina. Em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, o animal já foi encontrado dentro de uma mesa, em Campos Novos a cobra estava no quintal de uma casa, em Ibirama, a coral estava perto de um gato e em Vitor Meireles o animal foi encontrado na porta de uma casa
Fonte: NSC Total