Offline
Alvorada sediará a segunda edição da Copa de Slalom em Cadeira de Rodas neste sábado
12/02/2022 10:55 em ESPORTE

Foi em uma conversa despretensiosa na rua que João Rodrigo Borges Carvalho descobriu o esporte. Na época, com 16 anos, mas já adepto às muletas por conta da poliomielite (amplamente conhecida como paralisia infantil), um homem com as mesmas condições dele comentou sobre o basquete para cadeirantes — até então, ele não conhecia nenhum exercício que pudesse ser feito por pessoas com deficiência motora.

— Resolvi ir ver e nunca mais abandonei o esporte — diz João que, atualmente, locomove-se com cadeira de rodas

E foi o esporte que o levou a lugares que ele jamais cogitaria em conhecer. Hoje com 47 anos, João coleciona troféus e medalhas por participar de competições — ele já foi até campeão estadual de vela. Um de seus novos desafios é o slalom, no qual ele também foi campeão em sua modalidade na última Copa de Slalom em Cadeira de Rodas, realizada em Viamão, na Região Metropolitana.

Leia mais
Cão resgatado com coluna quebrada ganha mural em viaduto
Conheça Charles, o urso de pelúcia que é ajudante de motorista de aplicativo da Capital
Vazamento de água dura cinco dias na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Sem pensar só nele, João queria que a oportunidade que teve de conhecer o esporte se espalhasse para todos os cantos. Com isso, foi até a prefeitura de Alvorada, onde mora, e pediu para que a administração pública trouxesse eventos para cadeirantes para a cidade. 

— Eles foram super receptivos comigo — comenta o atleta, que teve o pedido atendido.

Participação 

Neste sábado, a partir das 14h30min, ocorre, em Alvorada, a segunda edição da Copa de Slalom em Cadeira de Rodas. O cenário escolhido para o evento é Ginásio Municipal Tancredo Neves. Até o momento, em torno de 10 atletas haviam feito a inscrição para a participação. A Copa é desenvolvida a partir de uma parceria entre o Sesc, a ONG Caminhadores e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. O evento é aberto ao público. 

Segundo o técnico de esporte e lazer do Sesc, Allison Diego Gonçalves Raupp, o intuito da Copa não é ter vencedores, mas, sim, ter o esporte para os cadeirantes participarem, uma vez que "não possuem muitos exercícios voltados a eles".

A Copa de Slalom em Cadeira de Rodas abrange atletas que possuem deficiência motora em razão das seguintes patologias: paralisia cerebral infantil, lesão cerebral, distrofia, lesão medular, doença degenerativa, espinha bífida e má formação congênita. Para que a competição não fique desparelha, há modalidades como com cadeira manual e com cadeira motorizada jovem, de 10 a 17 anos, e adulto, a partir de 18 anos.

O slalom

Slalom significa ziguezague em inglês. O esporte consiste em um circuito que possui obstáculos para os cadeirantes (tais como manobras e andar de costas) sinalizados com pequenos cones. O atleta que fizer o percurso em menor tempo é o vencedor. Caso ele bata em um dos cones e/ou faça alguma manobra errada, há uma penalização de tempo.

O número

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,9% da população brasileira, com dois anos ou mais, possui deficiência motora em membros superiores ou superiores.

 

João Rodrigo Borges Carvalho pratica esporte desde os 16 anosFoto: Félix Zucco / Agencia RBS / Agencia RBS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!