Offline
Situação de emergência causada pela estiagem em Jacuizinho é reconhecida em nível federal
NOTICIAS
Publicado em 07/02/2022

A falta de chuva aumenta os prejuízos na agricultura de Jacuizinho a cada dia. Não somente a falta de chuva causa prejuízos, mas também  a elevação da temperatura, que tem  prejudicado ainda mais o setor agrário. “Tentamos buscar recursos para auxiliar nessa situação, locamos duas retroescavadeiras para ajudar as comunidades na abertura de bebedouros e levando água em algumas residências”, destaca o prefeito Diniz Fernandes.

 

Além disso, foi encaminhado ao Governo do Estado a necessidade da perfuração de mais um poço artesiano, acompanhado por bomba e a caixa d'água na Localidade da Borboleta para atender parte de uma comunidade e parte de outra. “Esse poço será terceirizado pelo Estado, em função das necessidades que existem, então será um processo bem rápido”.

 

A boa notícia aos agricultores do município é a informação de que  Jacuizinho foi contemplado com a abertura de 10 micro açudes, sendo que em cada um poderá ser utilizado até 24 horas de máquina. “Estamos correndo atrás de recursos para que a gente possa amenizar um pouco essas adversidades”, salienta.

 

A situação de emergência de Jacuizinho devido a estiagem, já foi reconhecida a nível federal através da publicação do  Diário Oficial do dia 20 de janeiro de 2022. Isso permite que o município habilite-se a alguns programas ao alcance do Governo Federal. Porém, como destaca o prefeito Diniz, não é um processo simples. “Estamos tomando conhecimento de quais ações nós podemos buscar junto ao governo federal já que o nosso decreto de emergência foi reconhecido pelo governo federal.Não é tão rápido como a gente precisaria, a necessidade que o município está tendo para hoje é emergente. O Governo Federal pode demorar um pouco, até porque todos os municípios do Brasil em situação de emergência serão atendidos. Mas vamos nos preparar para ver o que conseguimos atingir a nível federal. Tentamos fazer aquilo que é possível pelo município, para ajudar os agricultores a amenizar um pouco essa situação, infelizmente as perdas que sofremos foram inevitáveis, ”, conclui.

Comentários

Chat Online