Offline
Estiagem causa preocupação com a cadeia produtiva do leite
NOTICIAS
Publicado em 01/02/2022

Preocupado com os reflexos da estiagem para a produção de leite no Rio Grande do Sul, o deputado Clair Kuhn (MDB) procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em busca de programas para auxiliar produtores. Em audiência na tarde de quarta-feira, 26 de janeiro, o secretário Edson Brum e o diretor de planejamento do BRDE, Otomar Vivian, debateram as possibilidades de auxílio ao setor.

De acordo com Brum, a falta de chuva reduziu a oferta de milho, fundamental para a alimentação do gado leiteiro, o que encareceu a produção e drenou capital de giro dos produtores, o que gera preocupação. Segundo a Associação de Criadores de Gado Holandês do RS, é o quarto ano consecutivo que a cadeia produtiva do leite é prejudicada pela falta de chuva.

Já na próxima semana, a SEDEC vai promover uma reunião técnica entre BRDE e cooperativas de leite para debater as possibilidades de oportunizar financiamento ao produtor. “É importante encontrarmos caminhos para que o produtor não amargue prejuízos irreversíveis, sabemos que mais de 20% da produção leiteira diminuiu com a estiagem”, afirma Brum.

Comentários