Offline
Presidente do Legislativo de Jacuizinho, Schaiane participa de evento em Espumoso
25/01/2022 13:03 em NOTICIAS

Na manhã de quarta-feira, dia 12, a vereadora Schaiane da Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Jacuizinho, acompanhada do vereador Fábio Mocelin, participaram de uma importante reunião para debater os efeitos da seca na região. A reunião ocorreu na Casa de Cultura de Espumoso e reuniu entidades, sindicatos, cooperativas, lideranças políticas e vários setores do agronegócio.

 

A última precipitação expressiva de chuva na região, ocorreu em outubro de 2021, desde lá o meio rural vem sofrendo os efeitos da falta dela, onde vem trazendo inúmeros prejuízos à agricultura e à pecuária.

 

Procurando amenizar estes efeitos e apoio do governo estadual e federal para os prejuízos, os vereadores se deslocaram a Espumoso e, junto com as lideranças presentes, buscaram resultados que possam amenizar as perdas.

 

Schaiane destaca que as perdas financeiras no Valor Bruto da Produção (VBP) nas culturas da soja e do milho devido à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul podem ultrapassar os R $19,77 bilhões. A estimativa é de levantamento realizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), considerando os números divulgados até o momento.

 

Na soja, o impacto sentido chega a R $14,36 bilhões em valores que os produtores deixarão de comercializar. Já no milho este valor é de R $5,41 bilhões nas perdas financeiras com a cultura no Rio Grande do Sul. A metodologia de cálculo considerou a expectativa inicial de produção do IBGE e foi aplicado o percentual de perdas divulgado pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e pela FecoAgro/RS, considerando o preço médio recebido pelo produtor nos primeiros dias de janeiro de 2022.

 

Todas estas perdas, prejudicam a economia de Jacuizinho. “Estamos junto ao produtor, e vamos buscar soluções e subsidios”, destaca Schaiane. Já o vereador Fábio comenta que o legislativo irá buscar soluções para beneficiar aqueles que tiveram perdas com a seca.

 

Fonte: Câmara de Vereadores de Jacuizinho - RS

COMENTÁRIOS