Offline
Falta de chuva provoca morte de 5 mil peixes e causa prejuízo para produtor no Noroeste do RS
NOTICIAS
Publicado em 21/01/2022
Cerca de cinco mil peixes de uma propriedade morreram em razão da falta de chuvas e de um problema na bomba de um tanque de criação em Coronel Barros, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na última terça-feira (18).
 
Segundo o proprietário do local, Andrei Wottrich, em cerca de duas horas, praticamente todos os peixes que estavam no tanque morreram. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 20 mil.
 
“Chegando aqui ver uma cena de peixes mortos em cima de uma água, realmente foi algo triste pra mim, fiquei sem chão, não consegui nem ir num primeiro momento até lá porque eu já avistava a cena. Estou começando, meu primeiro investimento alto foi nessa parte, que acabei perdendo, não sei nem o que dizer. É um trabalho, uma coisa que se dedica e faz sonhos e planos em cima disso”, diz o produtor.
 
O gerente regional da Emater de Ijuí, responsável por atender a região, Fábio Pasqualoto, avalia que os baixos níveis de água levam a acumulação de substâncias prejudiciais aos peixes.
 
“Esses baixos níveis de água podem levar a uma acumulação de nitrito e amônia na água. Também vão perdendo [os peixes] a habilidade de absorção de oxigênio”.
 
Segundo ele, a situação só deve melhorar quando houver chuva em quantidades significativas nas regiões que enfrentam a estiagem.
“É uma situação preocupante que só normalizará com o retorno das chuvas para aumentar o nível das águas”.
 

 

Fonte: G1
Comentários