O Hospital Notre Dame São Sebastião registrou em 2021, 430 nascimentos. Além de Espumoso, o hospital é referência para os municípios de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Tunas, Lagoão, Campos Borges, Jacuizinho e Alto Alegre.
Do total de nascimentos, 76% foram partos cesárea. Segundo a enfermeira coordenadora assistencial do Hospital Notre Dame São Sebastião, Lilian Durigon, há diversos fatores que contribuem com estes números. “Nós temos três principais condições: mulheres que passaram por cesáreas recentes acabam tendo indicação de ir para cesárea novamente. Outro fator é cultural, visto que por muitos anos, a cesárea foi o procedimento de escolha nos hospitais da região. Por último, a falta de incentivo ao parto normal durante o pré-natal”, ponderou Lilian.
Para 2022, o hospital quer trabalhar para fortalecer a prática do parto normal, tão indicado pelos profissionais da saúde, como a médica ginecologista e obstetra, Dra. Bruna Wiatrowski. “O parto normal reduz o tempo de internação hospitalar, reduz o tempo de recuperação no puerpério, tem dor reduzida após o parto, ausência de cicatriz abdominal e menor chance de infecções”.
Mas não é só para a mãe que o parto normal é benéfico. A médica pediatra, Dra. Ana Camila Backes, ressalta os benefícios do parto normal para o bebê.“Temos os benefícios do ponto de vista respiratório, que ao passar pelo canal de parto, faz uma compressão torácica que ajuda a eliminar secreções e o pulmão a funcionar melhor. A microbiota presente na flora vaginal da mãe também auxilia no desenvolvimento do sistema imune do bebê. Além disso, no parto normal geralmente conseguimos deixar o bebê por um tempo maior perto da mãe, o leite desce mais rápido e o aleitamento exclusivo fica mais fácil”.
O contato mais próximo durante o parto normal também auxilia no vínculo mãe/bebê e gera impactos, refletindo em todas as fases da vida.