Offline
Doação de sangue torna-se ainda mais fundamental neste período
SAÚDE
Publicado em 05/01/2022

Este é um momento em que as pessoas costumam viajar mais, e, consequentemente, há o aumento da demanda de sangue no Hemocentro Regional de Cruz Alta, tornando a doação ainda mais importante. Além disso, com as festas de fim de ano, as doações de sangue são reduzidas, razão pela qual a unidade convoca doadores para que o estoque não seja prejudicado. De acordo com a Coordenadora, Angélica Trentini, o período em que menos doações são registradas é entre dezembro e janeiro. Atualmente, a maior necessidade do Hemocentro são dos tipos sanguíneos de O+, O negativo, A+ e A negativo. "Os doadores são a única fonte de sangue para os tratamentos. Uma bolsa pode beneficiar até quatro pacientes. Esta época do ano é difícil mesmo, cai o número de doações. As pessoas querem ficar com suas famílias, fazer o recesso, algumas viajam. Muitas pessoas querem ter seu descanso, mas nós temos os doentes e não podemos parar".

A falta de sangue pode ser decisiva para salvar uma vida. Por isso, é importante que toda a sociedade se mobilize e possa abraçar a causa. Angélica explica que a doação é totalmente segura. "Seguimos todas as orientações e ações necessárias para manter a segurança dos doadores. Nós entramos em um momento crítico em relação à doação de sangue"

PARA DOAR

Os interessados em doar sangue devem levar um documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade, como RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação (CHN). A faixa etária é entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. "Pessoas em boas condições de saúde podem comparecer à unidade e, após uma triagem, realizamos a captação".

É necessário também pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, porém é indicado não fazer refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação. Os doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto, maior de 18 anos e devem levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal, além da cópia simples do documento de identidade de ambos. Entre os impedimentos temporários estão: Febre; Gripe; Gravidez; Pós-parto parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias; Uso de alguns medicamentos; Pessoas que adotaram comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.  "O processo é simples e leva de 30 a 40 minutos ao todo. Os candidatos realizam um cadastro, um questionário e depois passam por uma triagem clínica.  Após esse processo, começa a doação, que pode levar de 5 a 10 minutos. Por fim, o doador recebe um lanche e só depois é liberado".

Em função da pandemia e da necessidade de manter o distanciamento social, as doações estão sendo realizadas com agendamento prévio, pelo telefone 3326 3168. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.  O Hemocentro fica na rua Barão do Rio Branco, número 1445.

Comentários

Chat Online