Entrega de Moção de Congratulações foi proposta em reconhecimento aos 16 anos de atuação
Em reconhecimento aos 16 anos de atuação do Grupo Diversidade RS, a vereadora Ana Paula Coelho (PT) entregou na sexta-feira (03) a Moção de Congratulações aos idealizadores Everlei Martins e Leandro Dal Forno. O ato ocorreu no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, contando com a participação do coordenador municipal de Políticas Setoriais Leonado Correa.
De acordo com a parlamentar, a proposição foi feita com o objetivo de valorizar a trajetória do Grupo Diversidade RS, que teve início em Cruz Alta em 2005 e atualmente tem relevância estadual. “O Grupo atua para além do importante evento. Muitas pessoas da sociedade acham que tudo é festa para o movimento LGBTQIA+, mas o momento de festa é o resultado final de dias de ativismo, do debate coletivo, de inclusive criar estratégias de defesa e cobrar por políticas públicas. E esse é o movimento contínuo do Grupo Diversidade”, ressaltou Ana Paula.
Everlei agradeceu a vereadora pelo reconhecimento. “São 16 anos de história. Saber que pudemos contribuir para que outros LGBTQIA+ ocupassem espaços importantes nos deixa muito felizes e orgulhosos. Vida longa ao Grupo Diversidade!”, afirmou.
Grupo Diversidade RS
O Grupo Diversidade RS inicialmente surge em 2005 a partir do evento Festa da Diversidade da Escola de Imperatriz da Zona Norte. Os idealizadores e fundadores foram Everlei Martins, Leandro Dal Forno, Thiago Amorim e Roger Castro. Em 2009, como parte da programação da Festa da Diversidade, criou-se o evento Miss e Mister Diversidade RS. Na sequência iniciou-se a Caminhada Contra a Homofobia e o Encontro Estadual de Ativistas LGBT’s.
Para além do evento, o Grupo Diversidade RS atua em todas as pautas transversais a temática, referentes as políticas públicas e ações afirmativas. Dessa forma, já tiveram assento no Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBTQIA+ e atualmente fazem parte do Conselho Municipal LGBT.
Atualmente coordenam a entidade em Cruz Alta: Leandro Dal Forno, Everlei Martins, Leonardo Correa e Alicce Camboim. Em diversas cidades gaúchas também há representantes do grupo, entre elas: São Leopoldo, Lajeado, Panambi, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Canoas, Rio Pardo, Uruguaiana, São Borja, etc.