Cruz Alta entrou no domingo, 28, em um novo patamar de desenvolvimento econômico e social, com a inauguração do novo aeroporto. Foram inauguradas oficialmente as atividades operacionais do Condomínio Aeronáutico Erico Verissimo, localizado no distrito de Benjamin Nott. O local oportunizará um novo espaço para pousos, decolagens e guarda de aeronaves.
A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, participou da solenidade de inauguração e destacou a importância do investimento. “Hoje damos mais um passo em prol do desenvolvimento de nosso município. A iniciativa de um grupo de empresários e lideranças de Cruz Alta viabilizou a construção de um novo aeroporto. Essa obra representa a oportunidade de salvar vidas, de trazer investimentos e empresas, bem como gerar empregos e desenvolvimento na região. É preciso fazer um agradecimento aos empresários que investem e que acreditam em nossa terra. Com trabalho e união, mudaremos a história de Cruz Alta”, destacou a prefeita.
Durante a solenidade, a prefeita também anunciou que a Administração Municipal está programando uma série de investimentos na localidade, que oportunizará o desenvolvimento social e econômico, a geração de emprego, renda e novas oportunidades para a comunidade.
Condomínio Aeronáutico
Em 2019 um grupo de empresários locais realizou a compra de uma área para implementar um condomínio aeronáutico no município. O projeto inovador seguiu a tendência de aeroportos privados, desenvolvido no formato de condomínio. Com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, 100% privado, a soma dos esforços de 30 empresas e empresários da comunidade cruz-altense, tornou o projeto realidade. Instalado em uma área de 26 hectares, distante aproximadamente 14 km do centro da cidade, o condomínio aeronáutico está localizado no local em que funcionou entre os anos de 1940 e 1980 o aeroporto Carlos Ruhl, pertencente à extinta Varig.
“Avaliando as necessidades da região de Cruz Alta, observamos a importância de ter um aeroporto para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Um novo aeroporto permite uma infraestrutura à altura para contribuir e potencializar o desenvolvimento de um município. Acreditamos no potencial de Cruz Alta e vamos deixar aqui um legado de desenvolvimento. É por meio do aeroporto que chega o investidor, o empresário e que chegará também o desenvolvimento, afinal como diz o ditado, onde o avião aterrissa, a cidade decola. Essa conquista representa o esforço e a sensibilidade de um grupo de trinta empresários e empresas que acreditam no potencial do nosso município”, concluiu o investidor e um dos administradores do condomínio, Tiago Librelotto Rubert.
O empreendimento conta com uma pista gramada medindo 1200 x 42m, homologada junto à agência de aviação civil, assim como um hangar que abrigará as aeronaves e servirá como base para as operações aeronáuticas. O local ainda conta com uma estrutura para reuniões e também para abastecimento de aeronaves.
Crédito Fotos: Jean Maidana/ASCOM PMCA