O Programa Saúde na Escola (PSE), trabalha com as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. A articulação entre escola e atenção primária à saúde é à base do PSE, pois trabalha para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Entre as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo programa no município de Campos Borges, estão a realização de palestras educativas nas escolas, as quais visam um trabalho de conscientização e cuidado entre os adolescentes e crianças. Um dos temas do PSE é ‘Educação Sexual e Reprodutiva’, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs. As DSTs são um conjunto de diferentes doenças que têm como característica comum o fato de serem transmitidas de um indivíduo a outro principalmente por meio do contato sexual. O fato de uma doença ser classificada como DST não significa que a pessoa a contraiu por meio do sexo desprotegido. As DSTs podem, de modo geral, ser transmitidas pelo contato com secreções e com o sangue de uma pessoa que possui a doença.
Devido a isso, na última semana, o Dr. Olindomar Paludo, da Unidade Básica de Saúde do Centro, esteve visitando a Escola Municipal de Educação Fundamental Menino Deus, para a dissertação de uma palestra sobre o assunto,
Além da conversa com o Dr. Paludo, sobre os cuidados, foi realizado também o teste de HIV com os alunos dispostos a oportunidade, sob a coordenação das enfermeiras Marta Missio e Camila Ferrari.
De acordo com a técnica de enfermagem responsável pelo PSE, Liamara Toledo Lira, é extremamente importante que os jovens realizem sempre as vacinas e tenham a carteira de vacinação completa, principalmente HPV, que imuniza adolescentes com até quinze anos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos Borges