Tradicionalmente, durante o segundo final de semana do mês de dezembro, o Grupo de Arte Nativa Sepé Tiarajú promove o Rodeio Criolo das Barrancas do Jacuí. Porém, neste ano de 2021, a entidade optou pelo cancelamento da 20ª edição do evento.
Conforme explica o capataz da Campeira, Jeanquel Sonda, a situação da pandemia ainda preocupa os organizadores, que buscam zelar pela saúde da comunidade em geral. “Devido a dificuldade envolvendo a pandemia, é difícil estar na situação que ela nos coloca. Tivemos anos difíceis com essa triste realidade, e vamos optar por não realizar o evento. A pandemia ainda está presente, há casos positivos e a entidade busca preservar a tradição e a família”.
A edição cancelada, deverá acontecer em 2022, com inúmeras novidades aos tradicionalistas. “ O rodeio será mais encorpado. Haverá grandes eventos e participações, trará a parte artística junto, complementando o evento, não sendo só o Rodeio Campeiro, mas também o Rodeio Artístico junto, tudo na mesma data, fortalecendo a nossa tradição e mostrando como a nossa entidade trabalha, com companheirismo, com a família, com o tradicionalismo e o comprometimento com a sociedade”, finaliza Jeanquel.