Professor do IFRS Campus Ibirubá está entre os pesquisadores mais influentes do mundo
30/10/2021 11:21 em EDUCAÇÃO

O professor do Instituto Federal Campus Ibirubá, Marcos Paulo Ludwig, está no Ranking for Scientist 2021 da AD Scientific Index, que certifica os pesquisadores e instituições mais influentes a nível mundial. O ranking mostra o desempenho individual de cientistas em mais de 11 mil instituições em 195 países, em termos de produtividade e citações por outros pesquisadores no Google Scholar e outros indexadores.

A AD avaliou as pesquisas realizadas nos últimos 5 anos. O professor Marcos desenvolveu diversas pesquisas nesse período, com destaque para dois trabalhos conduzidos no IFRS Campus Ibirubá em parceria com estudantes e outros docentes: “Physiological performance of wheat seeds treated with micronutrients and protection products during storage”, que avaliou a qualidade física e fisiológica de sementes de trigo tratadas com micronutrientes contendo zinco combinados a produtos protetores; e “Seed treatment and its impact on wheat crop yield potential”, que avaliou a influência do tratamento de sementes de trigo com duas diferentes fontes de micronutrientes, combinadas aos tratamentos protetores fungicida + inseticida e recobrimento com polímero líquido, no desenvolvimento vegetativo e na produção de grãos. Ambos os trabalhos foram publicados no Journal of Seed Science, uma publicação da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e, juntos, tiveram mais de dois mil leitores, um número muito significativo em se tratando de trabalhos acadêmicos.

Marcos é Engenheiro Agrônomo com doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFSM. No IFRS Campus Ibirubá, o Professor atua há 11 anos em projetos de pesquisa na área de tratamento de sementes, manejo do solo e qualidade de sementes. Ele coordena a parceria do Campus Ibirubá com a Vence Tudo e mais dois projetos em parceria com a Biotrigo Genética: antecipação de semeadura na cultura do trigo impactos na produtividade de grãos e qualidade de sementes; e secagem de sementes na cultura do trigo.

A conquista pegou de surpresa o Professor Marcos, que diz estar muito feliz com sua classificação, pois a lista conta com nomes de pesquisadores renomados, que são grandes inspirações. Ele destaca que a participação de estudantes e servidores foi fundamental para o sucesso dos estudos, valorizando o trabalho em equipe e, por fim, reforça: “Esses trabalhos São utilizados em nível de publicação, mas também são pesquisas que a gente traz para a sala de aula, para o pensamento e desenvolvimento dos alunos”, o que facilita o processo de ensino e aprendizagem sobre os processos necessários para desenvolver novas tecnologias no campo.

 

--

Assessoria de Comunicação/IFRS -  Campus Ibirubá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!