“Cada nascimento representa para mim o nascimento não só de uma vida, mas de uma família, de um amor sincero”. Essas são as palavras da Dra. Bruna da Silva Wiatrowski, médica ginecologista e obstetra.
Formada na UCPEL de Pelotas em 2015, com residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital Femina de Porto Alegre, a Dra. Bruna dizia desde pequena que queria ser vendedora, pela atração com a área da administração. A área médica sempre despertou curiosidade, mas como a irmã fazia medicina, muitos da família diziam que ela queria imitar a irmã e então ela foi deixando a vontade de lado.
Mas quando a avó paterna ficou doente e teve que ser hospitalizada, a Bruna ainda adolescente teve o despertar para a medicina. Percebeu que aquela rotina a atraía muito porque além de gostar de ajudar as pessoas, ela gostava muito de investigar e dos desafios que cada dia a proporcionavam.
“A medicina para mim hoje é a minha maior realização e a minha maior conquista. Medicina para mim é sinônimo de cuidado, de gratidão, de amor, de simplicidade e de felicidade. Sou completamente apaixonada pela minha profissão e não consigo me imaginar em outra área a não ser esta. A medicina não me cansa porque ela me desafia todos os dias e ao mesmo tempo me surpreende. É um amor eterno”, relata Dra. Bruna.
Durante estes anos de profissão, vários foram os momentos marcantes, mas ela lembra de forma muito especial de dois. O primeiro foi ainda em Camaquã, terra natal dela, quando o tio avô deu entrada na emergência muito mal e a chamaram para o atendimento. Neste momento ela precisou conter a emoção e exercer seu papel de médica. O segundo, já na ginecologia, foi quando teve que fazer uma cesárea de extrema urgência e o bebê nasceu em parada cardiorrespiratória. A sensação de estar ali e não poder falar nada para a mãe também a tocou profundamente. No final das contas, os dois casos tiveram finais felizes.
A gratidão faz parte da vida da Dra. Bruna, que agradece imensamente a família pelo apoio que teve. Ao hospital, sua segunda casa, fica o prazer de trabalhar, fazer plantões médicos, atender, realizar cirurgias, investigar, escutar e o mais importante, trazer novas vidas á este mundo. Com delicadeza, ela encanta as gestantes. Com cuidado, realiza cada parto e com amor e dedicação, ela desenvolve o seu trabalho.