No início da noite de domingo (17), às 19h50, a sala de operações de Farroupilha recebeu uma ligação telefônica de um indivíduo de que estaria armado no interior de uma residência e que iria matar a mulher.
A guarnição deslocou na rua Hilário Hilgert, nº130, no bairro São Francisco, quando bateu à porta, os PMs foram recebidos com cinco disparos de arma de fogo. Todos atingiram a porta da residência. Então, foi tentado pelos policiais que estavam no local, negociar com o Jair Camargo da Silva, de 50 anos, a libertação de sua esposa. Mas ele manteve-se firme em seu propósito e continuou com a mulher em cárcere privado.
Os policiais cercaram a casa, informaram ao comando do Batalhão o que estava acontecendo e foi acionado o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) de Porto Alegre, que deslocou ao local e, por várias horas tentou a negociação para libertar a refém. Na negociação eles não obtiveram êxito, vindo às 05h20 adentrar à casa. Os policiais foram novamente recebidos a tiros pelo Camargo, em revide, este foi alvejado pelos policiais do BOPE e socorrido ao Hospital São Carlos. Logo após a chegada ele veio a óbito.
Jair Camargo da Silva já tinha antecedentes por ameaça e lesão corporal. A vítima foi socorrida também ao Hospital São Carlos, onde ficou baixada para atendimento, sem lesões corporais.
Fonte: Portal Leouve