Comissões jovens fomentam conhecimento para sucessão rural
13/10/2021 12:41 em AGRO

Grupos da juventude em associações de raça realizam atividades de forma a engajar os participantes e também capacitar sucessores nas propriedades

O trabalho realizado pelas comissões jovens das associações de raças auxiliam no fomento de trazer a juventude para os trabalhos nas associações, mas também buscam levar informações e conhecimentos para as propriedades rurais para que os mesmos estejam preparados para a sucessão rural. Este foi o tema debatido na edição do Agropauta Web Talks realizada na noite de segunda-feira, 11 de outubro. Participaram a coordenadora da Subcomissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Giovanna Freitas, o presidente da Comissão Jovem da Raça Holandesa, José Almeida, e a diretora de Marketing do Núcleo Jovem Hereford e Braford, Natalie Scherer.

Giovanna explicou que o grande objetivo da Subcomissão Jovem da ABCCC é inserir os jovens dentro da raça. Uma das principais atividades realizadas é a organização do Freio Jovem, com a proposta de trazer as crianças para disputar a modalidade. "Além disso, realizamos eventos falando sobre morfologia e função dando a base para os jovens para começarem a ter este conhecimento. A visão que as vezes temos em casa é de pouca amplitude. Então com estes eventos temos a ideia de apresentar um pouco mais da vida real, como outros grandes criadores trabalham", salientou.

Almeida disse que o propósito da Comissão Jovem da Raça Holandesa é engajar os jovens nas atividades da raça em eventos e feiras, mas o principal objetivo é também debater a sucessão familiar. "Hoje muitos jovens filhos de produtores estão deixando o campo e migrando para a cidade. O nosso principal papel junto à Gadolando, nossa Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, que trabalhamos ligados à eles e auxiliamos em algumas funções, é fazer com que os jovens também adquiram conhecimento junto às atividades realizadas pela Comissão Jovem", destacou.

Natalie falou também sobre a importância das tecnologias, e com a pandemia o Núcleo em conjunto com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou capacitações online para os interessados. "Não falamos diretamente de tecnologia, mas de qualquer forma os assuntos que foram abordados acabam trazendo a tecnologia para a realidade da propriedade. Muitas vezes esta tecnologia não precisa estar no computador, no celular ou em um programa, mas ela está também em melhorias na alimentação, na implantação de uma atividade que vai melhorar a produtividade dos animais. Então buscamos a inserção dessas tecnologias por meio das nossas capacitações", observou.

O Agropauta Web Talks é promovido pela AgroEffective e quinzenalmente traz nas segundas-feiras um encontro virtual sobre temas relacionados ao setor. O próximo debate ocorrerá no dia 25 de outubro, às 19h, no canal Agropauta Web TV no endereço www.youtube.com/agroeffective.

Foto: Divulgação - 
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Anuncie em nossos veículos de comunicação: Jornal Tribuna e Rádio Cidade FM 98,3 Cruz Alta
Ligue: 55 99188 7778 - email: tribuna@comnet.com.br

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!