Offline
ESPUMOSO: Cultivo de hortaliças diversifica propriedade rural e matém jovens no campo
08/10/2021 09:41 em AGRO

O cultivo local de hortaliças vem crescendo a cada ano no Brasil. A pandemia, os preços dos combustíveis e a instabilidade política fez com que o prato que você come tivesse um reajuste de 27% no último ano. Isso fez com que 37% da população deixasse de comer hortaliças e legumes, tendo um prejuízo na qualidade nutricional da sua alimentação. O preço dos alimentos é diretamente impactado pelo dos combustíveis, e a busca por itens de hortifruti em cidades distantes tem ficado mais oneroso. Os cultivos locais cresceram nos anos de 2020\21 e demonstrou a importância de não dependermos de alimentos produzidos externamente. Por isso, a população precisa cobrar que os poderes públicos e privados incentivem a produçao local de alimentos, e esses criarem um planejamente estratégico para que o comércio local dê prioridade de compra aos produtores locais.

Produção local e diversificação da propriedade

A Fazenda Lorena fica em Bela Vista, localidade no interior de Espumoso. Leonoir José de Lorena, proprietário da Fazenda Lorena, juntamento com o filho Evandro de Lorena e sua esposa Stéphanie D. B. Kumm (Imagem 1), resolveram tentar aumentar a renda da propriedade de 25 ha. Além da produção de soja, trigo e milho, para consumo próprio, a família resolveu produzir 1,5 ha de Brócolis. E deu certo!! Hoje, após o primeiro ano, quando aconteceu uma parceria com a Grano Congelados de Serafina Corrêa, a qual processava os produtos para posterior comercialização, foram plantadas 52 mil mudas em 2,7 ha Brócolis, Couve-flor e Repolho. Atualmente, esses produtos hoje comercializados em fruteiras, mercados, e diretamente para alguns consumidores que preferem saber a origem do seu alimento e preferem um produto mais fresco.

Presença dos jovens no campo

Assim como em outras propriedades, vem crescendo a presença dos jovens em atividades agropecuárias diferentes da produção de soja. Evandro e sua esposa Stéphanie decidiram começar na produção de hortaliças na propriedade. Essa tem sido uma opção viável para quem quer se manter no campo, pois a rentabilidade por ha pode ser maior que grandes culturas. “Em uma pequena propriedade e com uso de conhecimento e técnica, pode se tornar uma alternativa viável para manter jovens no campo, produzir alimenos locais e estimular a economia regional, uma vez que o manejo em cultivos de hortaliças e legumes requerem maior mão de obra” diz Stéphanie.

Profissionalismo da produção

A organização e profissionalismo da produção gera produtos com alta qualidade. Evandro, que é formado em Técnico Agropecuária, e Stéphanie, cursando Gestão do Agronegócio, se destacam pelo uso do conhecimento trazido para dentro da propriedade. “Trabalhar com esse tipo de cultivo requer mais atenção e manejo do que outras culturas, por isso usamos tecnologia de irrigação para não dependermos do clima para o sucesso do cultivo e temos um sistema bem organizado de colheita e processamento dos produtos até chegar na comercialização” conta Evandro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!