Em solenidade ocorrida na segunda-feira (27), tomou posse a diretoria do Sindicato Rural de Cruz Alta, eleita para conduzir os destinos da entidade de 2021 a 2024.
Realizado na sede da Etnia Alemã e seguindo as recomendações em vigor, o evento contou com a presença da diretoria da FARSUL, autoridades civis e militares, produtores rurais e representantes de entidades ligadas ao agronegócio.
O início da cerimônia foi marcado por um minuto de silêncio em homenagem a Srª Marina Jobim e ao Sr. Adelmo Durigon, vitimados pela COVID-19 e com suas trajetórias de vida vinculadas ao Sindicato.
Assim como Tasso Jobim, esposo de Dona Marina, seu neto Daniel também presidiu a entidade. Já “Seu Adelmo” foi um dirigente histórico, ocupando vários cargos em diversas administrações.
Ao deixar o cargo, o presidente Daniel Jobim fez um breve relato das ações de sua gestão, destacando a parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil, em particular a implantação da DECRAB (Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato), fruto de uma ação institucional muito forte do Sindicato Rural.
Jobim lembrou ainda da união com o Clube da Irrigação e Unicruz para a implantação do Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho, importante instrumento para a execução de projetos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Mereceu destaque também a intensa participação do Sindicato nos diversos conselhos representativos ligados ao desenvolvimento municipal, ao meio ambiente e à política hídrica das bacias dos Rios Jacuí e Ijuí.
Ressaltou o movimento iniciado pelo Sindicato para questionar os critérios adotados pelas prefeituras para a fixação do Valor da Terra Nua (VTN), que serve de base para o cálculo do Imposto Territorial (ITR), ação que foi encampada pela FARSUL, inserindo a pauta em debates à nível nacional.
Finalizando, reiterou sua confiança na administração que assume para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos em favor dos produtores rurais e em sua capacidade de traçar novos caminhos para fortalecer cada vez mais a atuação da entidade.
O Vereador Matheus Amaral, presidente da Câmara e prefeito em exercício, enfatizou a atuação do Sindicato Rural ao longo do tempo e lembrou da importância do agronegócio para a economia de nossa cidade, cujo perfil predominantemente agrícola tem atraído muitos investimentos para o município. Salientou também a permanente atenção dos produtores rurais para as novas tecnologias, o que se reflete na elevação continua dos níveis de produtividade.
O presidente eleito, Moacir Magalhães Medeiros, agradeceu a confiança dos associados e o trabalho das gestões anteriores, que construíram a história do Sindicato Rural de Cruz Alta. Disse contar com o apoio da nova diretoria e de todos os produtores rurais para dar continuidade a essa trajetória.
Os desafios são grandes – enfatizou – pois novos tempos requerem capacidade de adaptação e versatilidade para superar barreiras, mas o objetivo sempre deve ser o crescimento da entidade e o fortalecimento da classe produtora.
O presidente da FARSUL, Gedeão Pereira, referiu-se ao momento ímpar que o País vive, de mudança e transformação, em que o agronegócio se sobressai como o grande garantidor de nossa economia. Fez uma pequena digressão sobre a demanda de alimentos a nível global e frisou que o Brasil, uma das maiores potências agrícolas do mundo, é grande protagonista nesse cenário.
Lembrou que, nesse cenário, os produtores são representados por seu sistema federativo, através da CNA, da FARSUL e dos sindicatos rurais. Enalteceu a participação abnegada e voluntária dos dirigentes sindicais na defesa das grandes e pequenas causas do homem do campo.
Na sequência, o presidente da FARSUL empossou a nova diretoria do Sindicato Rural de Cruz Alta, assim constituída:
Presidente: Moacir Magalhães Medeiros
1° Vice-Presidente: Fernando Pissetti Rossato
2° Vice-Presidente: Daniel Jobim Badaraco
1° Tesoureiro: João Antônio Nogueira da Silva
2° Tesoureiro: Luiz Nelson Espellet Veríssimo
1ª Secretária: Daniele Furian Araldi
2° Secretário: Júnior Patric Quaini
Suplentes
João Augusto Araújo Telles
Alexander Zenkner Wallenhaupt
Roberto Paglioli Ferreira
Tomás Sakis Scapin
Airton Carlos Becker
Rômulo Zanon de Bortoli
Alberto Rafael Hermann
Conselho Fiscal:
Euzébio Lemes Gonçalves
Ramiro Cerutti de Oliveira
Jonardo Antônio Machiavelli
Suplentes:
Rodrigo Rubin Rossato
Luciano Florian Ardenghi
Arezoly Pacheco da Silva