Offline
ESPUMOSO: Produção de mel é alternativa de renda para pequenas propriedades
28/08/2021 13:18 em AGRO

O mel é um alimento  rico em vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos conhecido por suas características imunológicas, antibacterianas, antiinflamatórias e analgésicas. É produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, o qual é processado por enzimas digestivas e, posteriormente, armazenado em favos. O produtor Elton Lavall produz mel na propriedade onde vive com sua esposa, Gislete de Moraes Lavall, há mais de 39 anos em Linha Santa Catarina, interior de Espumoso (Imagem 1). Elton conta que começou a atividade em 1982 e hoje possui 60 caixas de abelhas, com uma produtividade de aproximadamente 800 Kg por ano. “Eu começei a produzir mel por ser uma alternativa de renda e por ser uma atividade que auxilia na preservação da propriedade” diz Elton. Esse trabalho é uma das principais fontes de renda do casal, que também exerce outras atividades, como a criação de ovelhas e uma pequena lavoura de soja. Chama a atenção que a maior parte da propriedade é preservada. Gislete conta que “a propriedade conta com 15 ha de área, mas 10 ha são preservados com mata nativa”. 

A produção de mel na propriedade provém de duas espécies de abelhas: a espécie Ápis mellífera, conhecida como abelha africana, a qual possui ferrão, e a outra espécie é da família das Meliponas (abelha sem ferrão, com tamanho menor do que a africana) (Imagem 2). O mel produzido pelas duas espécies apresenta características distintas. O mel da abelha africana é mais sólido (18% de umidade) e bastante doce, já o mel produzido pela abelha sem ferrão é mais líquido (27% de umidade), menos doce  e levemente ácido. A retirada do mel das caixas é realizada entre os meses de Outubro a Março e comercializada durante o ano todo. “As características de sabor e coloração do mel são afetadas pela estação, clima e disponibilidade da flora, sendo que todo ano o mel possui alguma característica distinta do ano anterior” conta Elton. Hoje, o casal entrega sua produção para clientes diretos em Espumoso, municípios vizinhos e também para outros estados. Elton diz que “O mel da melipona, abelha sem ferrão, tem sido mais valorizado no mercado pelas suas características e pode chegar ao dobro do valor do mel obtido pela Apis”. 

Nos último anos, tanto o Elton quanto outros produtores de mel vêm sofrendo com danos à produção devido à aplicação de defensivos agrícolas, algumas vezes até perdendo diversas colméias. Alguns defensivos agrícolas utilizados nas lavouras próximas podem causar danos aos enxames de abelhas, principalmente se forem aplicados na época da floração dos cultivos. Nessa época as abelhas procuram por alimento e acabam chegando nas culturas comerciais, mas são atingidas pelos defesivos e não sobrevivem. As abelhas também são sensíveis a temperaturas muito altas e muito baixas, por isso devem ser mantidas sempre em ambiente adequado, como entre árvores e longe do sol quente para evitar a morte de induvíduos jovens e a entrada de patógenos. Quem se interessar, pode entrar em contato com o produtor de mel Elton Lavall pelo número 54 991252142 (fone/whatsapp) 

 

Manoeli Lupatini (HortaHome morangos hidropônicos, 55 991411174, mlupatini@gmail.com)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!