Offline
Cotriel é a primeira cooperativa do agro a realizar conexão com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
AGRO
Publicado em 28/08/2021

No dia 12 de agosto, a Cotriel representada pelo seu Comitê de Inovação e convidados, realizou uma visita na Sict, (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia), do Governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro serviu para que  a Cooperativa pudesse conhecer o Programa Inova RS.

O Programa Inova RS é um ambiente de inovação do ecossistema gaúcho que tem como objetivo incluir o Estado no mapa global da inovação. O foco é estimular o investimento em inovação tecnológica, a fim de potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. A metodologia para construção do Programa Inova RS, desenvolvida pela Sict, contempla oito passos e, com o apoio do núcleo Inova, vem sendo implementada nos ecossistemas regionais de inovação. 

Nesse contexto, lideranças estratégicas representantes de cada região mobilizaram forças para iniciar a formação da governança local de cada ecossistema, organizando dois grupos: o comitê estratégico e o comitê técnico. Eles são responsáveis por realizar a articulação local e estão comprometidos em unir e coordenar esforços para o desenvolvimento da inovação na região, apoiando as atividades para o sucesso do programa e na realização de projetos que avancem no sentido da visão de futuro do ecossistema. Nesse sentido o Comitê de Inovação da Cotriel está procurando unir forças e se engajar nos programas desenvolvidos e apoiados pelo INOVA RS do governo Estadual,  ampliando horizontes, sendo capaz de se articular com o ecossistema regional, com capacidade técnica nas áreas de gestão, inovação, planejamento e análise do ecossistema. 

Neste encontro a Cotriel firmou conexão com o Programa do Estado e com lideranças como o Secretário Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, o secretário adjunto da pasta, Ricardo Melo Bastos, a Chefe de gabinete, Luciane Lewis Xerxenevsky, o Diretor de Ambiente de Inovação, Everaldo Daroco e o Coordenador de Inovação Diego Silva.

Na ocasião foi debatida em primeira mão a oportunidade de participar de lançamentos de editais do Estado para projetos voltados para inovação como o mais atual lançado no dia 16/8  no valor de R$ 4 milhões. O edital tem o intuito de fomentar projetos estratégicos fundamentados em critérios de especialização inteligente e alinhados às competências produtivas dos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERI) do Rio Grande do Sul, e outros para o futuro próximo.

A Cotriel está buscando formar parceria com o INOVA RS, especialmente em projetos que são voltados para pequenas propriedades rurais, e com isso poder trazer novas realidades inovativas para os associados da cooperativa: “ A Cooperativa está inserida neste movimento de inovação, para se destacar ainda mais no mercado em que atua, oferecendo produtos e serviços inovadores, sempre com o foco em sustentabilidade e rentabilidade para a cooperativa e seus associados, gerando cada vez mais solidez e credibilidade”, destaca o assessor de marketing e inovação, Marcolan Prates.

Integram o comitê de inovação os colaboradores Adilson Narari, gerente da Unidade de Capão do Valo, Cristiano Corazza, assessor de grãos e fomento e líder da área, Cleiton da Silva, da Unidade de Campos Borges,  João Daniel Míssio, auditor de qualidade, Marcolan Prates, Assessor de Marketing e Inovação,  Stela Scharlau, gerente de gestão de pessoas e Yusef Sad, analista de Inovação.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online