O último ciclo de palestras com professores de Ciência e Geografia e alunos do 6º e 7º ano das escolas de Espumoso, Campos Borges, Alto Alegre e Jacuizinho, integrantes do Cotriel Educando para o Campo, foi realizado na última semana. O assunto foi Segurança Alimentar. Na terça-feira, 17, o evento ocorreu pela parte da manhã para a Escola Roberto Textor e Leonel de Moura Brizola, de Jacuizinho. À tarde, nos educandários Menino Deus, (Campos Borges) e Princesa Isabel, ( 13 de maio, Alto Alegre). Na quarta-feira, 18 de agosto foi a vez das escolas de Espumoso Augusto Peruzzo (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmitt (Campo Comprido) e Imaculada Conceição (Depósito).
A nutricionista da Secretaria de Educação de Espumoso, Ketty Pinto Corazza salientou a importância do plantio de hortas e produção de diversidade de alimentos para sua saúde e também para o resgate da soberania alimentar. Também abordou a importância de consumir alimentos puros, in natura orgânicos e agroecológicos, incentivando o cultivo dos próprios alimentos, enfatizando a importância do plantio de hortas e produção de diversidade de alimentos para sua saúde e também para o resgate da soberania alimentar .
Em suas falas, lembrou também de proporcionar disponibilidade e acesso permanente de alimentos, pleno consumo sob o ponto de vista nutricional e sustentabilidade em processos produtivos.
O Cotriel Educando para o Campo , é um Projeto de iniciativa da Cotriel, com a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso e apoio das Secretarias de Educação de Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho. Os técnicos e veterinários da Cotriel participam também com oficinas acerca da área vegetal e animal. Ao longo do programa, ocorrem outros momentos com oficinas sobre sustentabilidade e motivação bem como outros assuntos pertinentes ao campo.